Presidente do TRT-MA inaugura restaurante no Foro Astolfo Serra
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, entregou nesta sexta-feira (11) o restaurante do Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, durante solenidade de inauguração prestigiada por magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados. O desembargador manifestou a satisfação por atender antiga reivindicação dos que trabalham no prédio-sede das VTs da capital. Durante discurso na solenidade disse que se tratava de um compromisso assumido ainda no início da sua gestão. O novo restaurante “é um espaço de refeição, mas também de congratulação”, destacou o presidente.
Para o diretor do Foro Astolfo Serra e titular da 1ª Vara do Trabalho de São Luís, juiz Antônio de Pádua Muniz Correia, a inauguração do restaurante é a realização de um antigo sonho de magistrados e de servidores da primeira instância trabalhista de São Luís. Ele ressaltou a importância do espaço para as relações sociais. “Este é também um ambiente de convívio para as pessoas que trabalham e frequentam o Foro Astolfo Serra”, disse.
A juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de São Luís, Maria da Conceição Meirelles Mendes, lembrou que o espaço servirá não somente para os magistrados e servidores, mas também para os jurisdicionados. “O restaurante no Foro é importante pela necessidade de espaços como este para refeições já que não há muitos restaurantes por aqui”, disse se referindo à localização do Foro Astolfo Serra, na avenida Vitorino Freire, Areinha.
O advogado Geomilson Alves Lima, que participou do evento, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Maranhão, parabenizou a direção do Tribunal pela ação que, de acordo com ele, traz benefícios para todos. Ele lembrou que o local de refeições durante o expediente “faz parte do mundo do trabalho”.
Os servidores das Varas do Trabalho comemoraram a abertura do restaurante. Para a servidora da 2ª VT de São Luís, Lucira de Sales Fortes, o espaço estava sendo bastante esperado pelos servidores. “Todo mundo está feliz agora porque tem a opção de almoçar em um restaurante dentro do Foro. Não precisa mais sair daqui ou trazer comida de casa”, afirmou.
O diretor da 3ª VT de São Luís, Carlos Simeão Silva Santos, também elogiou a iniciativa do presidente Luiz Cosmo. De acordo com ele, tanto magistrados quanto servidores e jurisdicionados contam com um ambiente confortável para fazer as refeições, favorecendo a confraternização e a integração das pessoas. “O restaurante também contempla os que trabalham nos órgãos públicos vizinhos ao Foro Astolfo Serra”, disse.
O servidor Thiago Oliveira Fernandes, da 2ª VT de São Luís considerou positiva a inauguração do restaurante. “Agora posso almoçar aqui mesmo, não preciso mais sair do prédio para fazer as refeições”, afirmou.
Solenidade – A solenidade de inauguração do restaurante do Foro Astolfo Serra foi realizada a partir das 11h30. O presidente do TRT convidou a advogada Darcy Costa Frazão, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Maranhão (AMAT) e a servidora Lucira de Sales Fortes para o desenlace da fita inaugural. Em seguida, o desembargador Luiz Cosmo e o diretor do Foro Astolfo Serra, juiz Antônio de Pádua, descerram a placa comemorativa. Após a solenidade, os participantes fizeram a primeira refeição no restaurante que ofertou sobremesa para marcar a inauguração do espaço.
Instalações – O restaurante está localizado no andar térreo do prédio do Foro Astolfo Serra, ocupando uma área de 240,27m2, com dois salões de atendimento, incluindo salão de eventos, cozinha, lavabos e lanchonete. Os serviços de reforma e adaptação do restaurante foram feitos pela empresa Ingarana Construções, vencedora da licitação.
A fiscalização da obra ficou sob a responsabilidade da Seção de Engenharia, cujo contrato com a empresa foi assinado em 14 de fevereiro de 2014. O engenheiro do TRT-MA, Sérgio Moriah explica que a demora na aquisição de uma coifa, um equipamento da cozinha, interferiu no fechamento do cronograma de trabalho. “Houve três procedimentos licitatórios e o equipamento foi fornecido por outra empresa que é de São Paulo”, esclareceu.
Funcionamento – Os serviços do restaurante do Foro Astolfo Serra são oferecidos pela empresa Cantina de Nanã, a mesma que atende ao Tribunal, por intermédio de um contrato de cessão assinado com o TRT na última quinta-feira (10). A empresa foi vencedora de processo licitatório para um contrato de cinco anos. O horário de funcionamento do restaurante será das 11h30 às 14h30 e o da lanchonete será de 8h30 às 17h30.
Veja mais fotos abaixo: