Presidente do TRT-MA inaugura a sede própria da Vara do Trabalho de Barra do Corda

sexta-feira, 24 de Julho de 2015 - 13:28
Redator (a)
Rosemary Araujo
Nova sede da VT de Barra do Corda.
Hasteamento das bandeiras.

“Quem não vive para servir, não serve para viver. Somos servidores públicos, antes de tudo. E assim devemos agir, servindo a quem precisa de nós.” Com esta exortação o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, inaugurou as instalações da nova sede da Vara do Trabalho de Barra do Corda, na manhã desta sexta-feira (24), estimulando os servidores a sempre oferecer a melhor prestação jurisdicional. A construção da sede própria da vara trabalhista foi realizada com recursos da União e está contemplada no Projeto Estruturar, que integra o Planejamento Estratégico do TRT16. O Projeto prevê a melhoria contínua das condições físicas de trabalho e, dentre essas melhorias, está a construção das sedes próprias das VTs.

A nova sede da VT de Barra do Corda está localizada na Rua Enfermeira Zizi, nº 35, Vila Canadá, Bairro Incra. As novas instalações receberam o nome da desembargadora Maria Ione Martins de Araújo, falecida em agosto de 2014, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 643/2015. Maria Ione foi a segunda juíza togada do TRT-MA e uma das primeiras mulheres a chegar aos cargos diretivos da instituição, ao tomar posse como vice-presidente no biênio 1991-1993.

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e do Município de Barra do Corda, ao som do Hino Nacional brasileiro e do Hino de Barra do Corda, executado pela Banda de Música da Prefeitura Municipal de Barra do Corda, sob o comando do maestro Moisés da Providência Araujo, e do coordenador da Banda, professor Cabral Carmo. As bandeiras foram hasteadas pelo desembargador Luiz Cosmo, acompanhado do deputado Rigo Alberto Teles de Sousa, representando o Estado do Maranhão, e do prefeito do Município de Barra do Corda, Wellryc Oliveira Costa da Silva.

Em seguida, o presidente do TRT-MA e o juiz Francisco José Campelo Galvão, titular da VT de Barra do Corda, descerraram a placa de inauguração da nova sede. Acompanhados da diretora de Secretaria da VT, Stefânia Amorim Silveira, eles também fizeram o desenlace da fita inaugural.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Barra do Corda, Carlos Augusto Moraes, disse que a Justiça do Trabalho, desde que se instalou em Barra do Corda, estabeleceu uma nova relação jurídica entre patrões e trabalhadores. “Os efeitos dos julgamentos e do trabalho desenvolvido nesta Vara, feitos com tanta dedicação, são muito importantes para a população de Barra do Corda, que precisa resolver seus conflitos trabalhistas”, destacou o advogado.

Wellryc Oliveira, prefeito do Município de Barra do Corda, falou que é um privilégio para Barra do Corda contar com uma estrutura tão moderna. “Esta estrutura vem trazer um conforto melhor. É com grande alegria que recebemos estas novas instalações da Vara do Trabalho de Barra do Corda. Destaco também a importância do trabalho do juiz, dos servidores e do presidente do Tribunal. Que Deus abençoe todos os julgamentos aqui realizados”, finalizou o prefeito.

“Não há empregado sem empregador, e Barra do Corda está bem servida no âmbito do Judiciário Trabalhista. É um orgulho participar deste momento tão importante”, avaliou o deputado Rigo Teles.

O juiz Francisco Galvão agradeceu a todos que contribuíram na construção do novo prédio. “Desde aqueles que assentaram os primeiros tijolos, a atenção da Engenharia do Tribunal, quero agradecer cada contribuição que recebemos para hoje estarmos aqui. Em vez de dificuldades, quero que sempre vejamos a beleza de toda esta construção conjunta. Barra do Corda é uma terra acolhedora. Esta estrutura beneficia juízes, servidores, estagiários e, principalmente, a comunidade desta região, destinatária dos nossos serviços. Encontrem aqui um abrigo”, comemorou o magistrado. Ele também frisou a alegria de ser titular da VT que agora tem o nome da desembargadora Maria Ione: “Uma linda pessoa em todos os sentidos. É um privilégio para mim ser titular daqui. Devemos, portanto, devolver tudo que estamos recebendo da União e do TRT, oferecendo cada vez mais qualidade nos serviços que prestamos”.

“Quero dizer da satisfação e do prazer do TRT em inaugurar estas novas instalações. Não nos acomodamos diante da excelente qualidade dos serviços prestados aqui e das premiações que esta Vara tem. Nós quisemos oferecer ainda melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores”, destacou o desembargador Luiz Cosmo, informando que, desde a escolha do local, já havia a preocupação do Tribunal em oferecer o melhor. “O TRT nunca descurará de oferecer a melhor prestação jurisdicional. Tenho certeza que aqui os jurisdicionados continuarão sendo muito bem acolhidos para a resolução dos seus conflitos. Afinal, a Justiça do Trabalho como um todo, e em especial a do Maranhão, melhora a cada dia a qualidade dos serviços que presta à população”, complementou. Em relação ao novo prédio receber o nome da desembargadora Maria Ione, o desembargador presidente fez questão de destacar: “A doutora Maria Ione dignificou a magistratura. Pessoa extraordinária. Quero registrar a minha felicidade em inaugurar esta Vara do Trabalho com o nome dela”.

Após os pronunciamentos de inauguração, a solenidade foi encerrada com um coquetel.

Presentes à solenidade o secretário de Administração do Tribunal, Raimundo da Conceição Lindoso; o promotor de Justiça de Barra do Corda, Tharles Cunha Rodrigues Alves; o juiz da 1ª Vara e presidente do Fórum de Barra do Corda, Antônio Elias Queiroga; a procuradora do Município de Barra do Corda, Elisângela Kaneki; a secretária de Cultura de Barra do Corda, Luzia Alves da Costa Barroso; o secretário de Infraestrutura de Barra do Corda, Batista Nunes; o presidente da Câmara dos Vereadores de Barra do Corda, Gil Lopes; os vereadores Raimundo Nonato Sousa, Wilda Barbalho e Fátima Arruda; o gerente-geral do Banco do Brasil de Barra do Corda, Emílio Rosa de Sousa; o gerente-geral da Caixa Econômica Federal de Barra do Corda, Cícero Barbosa; o prefeito do Município de Fernando Falcão, Adailton Ferreira Cavalcante; o prefeito do Município de Genipapo dos Vieiras, Gustavo Albuquerque; advogados da região da jurisdição da VT de Barra do Corda; servidores do Tribunal e da VT de Barra do Corda.

VT de Barra do Corda – criada pela Lei nº 7.729, de 16 de janeiro de 1989, e instalada em 25 de junho de 1997, sua jurisdição abrange, além de Barra do Corda, os Municípios de Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. Para entrar em contato com a VT, podem ser utilizados o telefone (99)3643-2880 e o email vtbcorda@trt16.jus.br.

Premiações – Em 2013, a VT de Barra do Corda obteve o 1º lugar no resultado final do Selo de Qualidade em Prestação Judiciária, como a Vara que mais recebeu processos no ano, atingindo o segundo melhor índice de conciliação (40,98%). Em 2014, recebeu o 3º lugar da premiação por não possuir processos antigos; apresentar a segunda menor taxa de congestionamento na fase de conhecimento (33,25%); apresentar o segundo maior índice de atendimento à demanda (185%), e ter o quarto menor prazo médio de julgamento. O Selo de Qualidade em Prestação Judiciária foi instituído pela Resolução Administrativa nº 122/2011, o Selo é outorgado anualmente pela Presidência do TRT-MA. A escolha das varas premiadas é feita a partir da avaliação de indicadores estratégicos relacionados à atividade jurisdicional, tais como a taxa de congestionamento na fase de execução; o índice de conciliação na fase de conhecimento; o índice de processos antigos; o prazo médio de julgamento; o índice de atendimento à demanda e a taxa de congestionamento na fase de conhecimento no 1º grau. Após a apuração dos resultados, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) envia os dados ao Gabinete da Presidência, para aprovação, homologação e premiação.
 

Veja mais fotos abaixo:

 

77 visualizações