Presidente do TRT-MA lança planejamento estratégico alinhado às metas prioritárias do CNJ para 2010
quarta-feira, 14 de Abril de 2010 - 9:18
Redator (a)
Valquíria Santana
Na próxima segunda e terça-feira, dias 19 e 20, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão realiza o I Seminário de Gestão Estratégica, no auditório Juiz Ari Rocha, sede do Tribunal, no bairro Areinha. O evento será aberto às 14h pela presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. Em seguida, o desembargador da 23ª Região, João Carlos Ribeiro de Souza, ministra a palestra “A importância do Planejamento Estratégico para a modernização da Justiça no Brasil”. A programação desse primeiro dia será encerrada com o lançamento da cartilha do planejamento estratégico do Regional 16, alinhado às metas prioritárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2010.
No segundo dia do seminário (20), o evento será aberto às 9h. Logo após, o secretário de Gestão Estratégica do TRT da 23ª Região, José Barbosa, fala sobre “A execução do Planejamento Estratégico”. Às 11h, será a vez do gestor de Tecnologia da Receita Estadual do Maranhão, auditor fiscal Akio Valente, abordar o tema “A importância do Sistema de Acompanhamento de Metas (SAM) na execução do Planejamento Estratégico”. Na ocasião haverá assinatura do convênio entre a Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão (Sefaz-MA) e o TRT-MA para cessão do SAM ao Tribunal.
O seminário é destinado a magistrados e servidores da Justiça do Trabalho no estado e será aberto também a representantes de outras instituições que trabalham com planejamento estratégico no Maranhão. A tarde de terça-feira (20), das 14 às 17h, será reservada para o Workshop de Projetos, ministrado pelo secretário de Gestão Estratégica do TRT da 23ª Região.
A desembargadora Márcia Andrea Farias disse que o planejamento estratégico auxilia tanto na tomada de decisões quanto na organização das atividades necessárias à execução dessas decisões. A magistrada destacou ainda que a elaboração e a aprovação do planejamento, por unanimidade pelo Tribunal Pleno do TRT-MA, representou um marco muito importante na implantação e execução de uma nova forma de atuação administrativa e jurisdicional. “Consciente de onde queremos chegar, torna-se mais fácil planejar, implantar e executar ações estratégicas necessárias para atingir os nossos objetivos”, afirmou.
SAM - O Sistema de Acompanhamento de Metas está auxiliando o Tribunal do Trabalho do Maranhão na implementação do planejamento estratégico. O software, desenvolvido pela equipe de tecnologia da Receita Estadual e adaptado à realidade do TRT, permite o acompanhamento das ações desenvolvidas por cada setor, o cumprimento de prazos e fornece relatório do plano operacional para o órgão gestor do planejamento estratégico. O sistema, alimentado pelas unidades, traz alerta sobre o cumprimento dos prazos, chamando a atenção de cada gestor para prazos vencidos ou a vencer. O programa já foi implantado no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e cedido também ao Tribunal Regional Eleitoral no estado (TRE).
Planejamento Estratégico - vai orientar a atuação das unidades administrativas e judiciais do TRT-MA nos próximos cinco anos e começou a ser executado pela Presidência do Tribunal no início de 2010. O planejamento está alinhado ao Plano Estratégico do Poder Judiciário, editado pelo CNJ. A partir dos temas eficiência operacional, política institucional, gestão de pessoas, orçamento, infraestrutura e tecnologia, acesso à justiça e efetividade, alinhamento e integração, responsabilidade social e ambiental foram criados 17 objetivos estratégicos e catalogados 20 projetos.
Cartilha – o documento, que será lançado durante I Seminário de Gestão Estratégica do TRT-MA, traz a missão, a visão e os valores institucionais da Justiça do Trabalho no Maranhão; os oito temas que concentram os objetivos estratégicos; as metas a serem alcançadas pela instituição nos próximos cinco anos; os indicadores de desempenho; e os projetos que serão desenvolvidos no período de 2010 a 2014.