Presidente do TRT-MA quer parceria de ensino com UFMA

quarta-feira, 13 de Julho de 2016 - 14:57
Redator (a)
Gisélia Castro
Des. James Magno se reuniu com os professores Fernando Carvalho (dir.) e Allan Kardec

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, reuniu-se com o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Fernando Carvalho Silva, e o consultor da Capes, professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, na sexta-feira (8/7), no prédio do CEB Velho da UFMA. 
A reunião tratou da cooperação que está sendo firmada entre a UFMA e a Universidade Autónoma de Lisboa, que, desde 2014, quando o desembargador James Magno estava na presidência do CONEMATRA (Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho), tem recebido magistrados brasileiros nos programas de mestrado e doutorado, incluindo seis magistrados e duas servidoras do TRT-MA. Além disso, o TRT-MA quer firmar parceria com a UFMA para a promoção de atividades de ensino e de pesquisa envolvendo áreas afins de extensão e pós-graduação.
O desembargador James Magno acredita que a parceria institucional entre TRT-MA e UFMA pode ser potencialmente favorável para as duas instituições. Ele lembra que os magistrados podem contribuir para os cursos de formação quer seja na forma presencial ou de educação à distância (EAD).
A parceria permitirá também a realização de eventos como congressos, conferências, mesas redondas, mini-cursos, lançamento de livros, intercâmbios em atividades de ensino da Escola Judicial do TRT-MA. A intenção, segundo o desembargador, é fortalecer debates científicos e ampliar as discussões sobre educação corporativa e outros temas afins à Justiça do Trabalho e de interesse para a academia.
Ele avalia que a parceria poderia, inicialmente, envolver o Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) da UFMA. Outras áreas do conhecimento também poderão ser contempladas, por intermédio de outros programas de pós-graduação. 
O desembargador James Magno acrescentou que pretende manter diálogos com a coordenação e grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) para avançar no projeto de parceria.
 

34 visualizações