Presidente do TRT-MA recebe comenda da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho

segunda-feira, 3 de Outubro de 2011 - 9:48
Redator (a)
Wanda Cunha


A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Márcia Andrea Farias da Silva, será admitida, nesta segunda-feira (3), na Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), no grau Grã-Cruz.

A solenidade de condecoração será realizada às 19 horas, no Centro de Convenções Rubenes Gil de Camillo, auditório Manoel de Barros, no Parque dos Poderes, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. A indicação da entrega da comenda foi do presidente do TRT-MS, desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida.

O TRT-MS  instituiu  o prêmio em 2003, com o objetivo de tornar público  e homenagear aqueles que se destacaram por meio de serviços prestados  em prol da sociedade em geral, em especial na área do  Judiciário Trabalhista. A comenda divide-se nas  categorias de Grã Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial.

A denominação da comenda é uma homenagem aos índios Guaicurus, conhecidos como índios cavaleiros, que se notabilizaram pela relevante e decisiva participação  na consolidação da soberania nacional, na região onde atualmente está localizado o Estado de Mato Grosso do Sul.

Reconhecimento - A desembargadora também recebeu, no dia 16/09/2011, a insígnia da Ordem do Mérito Jus et Labor, no grau Grande Oficial, proposta pelo Conselho da Ordem do Mérito Jus et Labor, do Tribunal Regional do Trabalho do Pará. A solenidade ocorreu no auditório Aloysio Chaves, no prédio sede do Tribunal (Travessa D. Pedro I, 746, Umarizal, Belém-PA).

A Ordem do Mérito Jus et Labor é conferida, anualmente, a pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao país e à Justiça do Trabalho, como forma de reconhecimento a personalidades e instituições que se destacaram em suas atividades no ramo do direito do trabalho e justiça social. As comendas são entregues em seis graus (Grande Colar, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro), e a indicação dos nomes é feita pelo Conselho da Ordem do Mérito, dirigido pelo presidente do Tribunal.

Em agosto deste ano, a presidente do TRT-MA recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Grande Oficial, concedida pelo  Tribunal Superior do Trabalho (TST). A indicação para entrega da comenda foi da ministra do TST, Kátia Magalhães Arruda.  A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 11 de novembro de 1970.

São agraciados com a comenda  personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia. O TST também agracia instituições civis e militares.

Neste ano,  a presidente do TRT do Maranhão foi homenageada ainda pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por se destacar na vida pública, na magistratura e no Judiciário brasileiro. Com a homenagem, a Associação procura valorizar e destacar a presença de juízas, desembargadoras e ministras do país.

À frente do TRT do Maranhão desde junho de 2009, a desembargadora Márcia Andrea Farias vem investindo no processo eletrônico e no planejamento estratégico da instituição. A desembargadora encerra sua gestão na presidência do TRT-MA em dezembro deste ano, quando conclui também seu mandato como representante da Região Nordeste no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), onde tomou posse por indicação dos  presidentes dos demais tribunais da região por aclamação. Foi a primeira vez que o Maranhão passou a ocupar uma vaga no Conselho.

 

4 visualizações