Presidente do TRT-MA recebe visita institucional de gerentes do Bradesco
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, recebeu, nesta quarta-feira (12), no Gabinete da Presidência, a visita institucional de gerentes do Banco Bradesco da matriz paulista e da regional de São Luís. Durante o encontro, foram tratados assuntos como a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) e as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas duas instituições.
O gerente jurídico da matriz em São Paulo, Sérgio Sanches Peres, disse que o Bradesco mantém relacionamento institucional com órgãos do Judiciário e convidou a presidente do TRT-MA para conhecer a estrutura da matriz da empresa e o trabalho que a instituição bancária desenvolve na área social, a exemplo da Fundação Bradesco e o Dia do Voluntário.
A desembargadora Ilka Esdra ressaltou que o tribunal mantém um bom relacionamento institucional com o Bradesco e disse que tem interesse em conhecer as ações de responsabilidade social realizadas pela empresa. A desembargadora também destacou que o tribunal vem desenvolvendo vários projetos sociais, a exemplo do TRT na Escola, realizado pela Escola Judicial em São Luís, em que os professores trabalham com os alunos temas relacionados ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, por exemplo. Antes, os professores participaram de treinamento promovido pela Escola Judicial, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho no Maranhão e UNDB.
O gerente jurídico do Bradesco em São Luís, Marlúcio Ledo Vieira, disse que o banco tem adotado uma série de providências para pagar os passivos trabalhistas pendentes. Segundo Sérgio Sanches, a maioria das ações trabalhistas enfrentadas pela empresa em todo o país refere-se aos empregados de bancos adquiridos pelo Bradesco, como é o caso do antigo Banco do Estado do Maranhão (BEM). Segundo ele, há interesse da instituição bancária em firmar acordos com os reclamantes.
Também participou da visita o gerente regional da Área de Varejo de São Luís, Sérgio Aparecido Sindice. Acompanharam a vista o secretário-geral da Presidência do TRT-MA, José Valdionor dos Santos, e as assessoras da Presidência, Júlia de Souza Gomes, Márcia Cristina Cardoso de Melo e Joana Darc Barreto da Silva.
Processo eletrônico - a presidente do TRT-MA falou aos gerentes do Bradesco sobre as vantagens trazidas pelo PJe-JT, com destaque para a possibilidade de integração desse serviço com o sistema de outros órgãos (Receita Federal, Caixa, Correios).
O PJe, desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais brasileiros, é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet. Já foi isntalado no TRT–MA e Vara de Barreirinhas e hoje (12) à tarde na VT de Chapadinha.