Presidente do TRT-MA visita obras do novo FAS
quarta-feira, 15 de Agosto de 2007 - 15:40
Redator (a)
Wanda Cunha
Pres. TRT-MA (camisa clara) visita obras do FAS acompanhado pelo diretor-geral (E), secretário-geral da Presidência e arquiteta
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, visitou nesta quarta-feira (15), às 10h, as obras do novo prédio do Fórum Astolfo Serra (FAS) que está sendo construído na avenida Vitorino Freire, nº 150 (Areinha). Ele estava acompanhado do secretário-geral da Presidência, Júlio César Guimarães; do diretor-geral, Domingos Carlos dos Santos Neto e da arquiteta Ivani Ferreira (do Setor de Engenharia do TRT-MA).
As obras, que tiveram início em maio deste ano, estão sendo fiscalizadas por uma comissão designada pelo presidente Gerson Oliveira, formada pelos juízes Luiz Cosmo da Silva Júnior, Manoel Lopes Veloso Sobrinho e Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes e pelos servidores Sérgio Moriah de Abreu Silva, Manoel Richardo Beckman de Jesus, José Expedito Belfort Assunção, Sérgio Raimundo de Brito Pinho e o diretor de Material e Patrimônio Wagner Campos Santos. Mesmo assim, o presidente afirma que faz questão de acompanhar os trabalhos regularmente. Esta foi a terceira visita que Gerson de Oliveira fez as obras do FAS, depois que assumiu a presidência no Tribunal. A primeira aconteceu três dias após sua posse, em 25 de junho de 2007; a segunda, no mês de julho.
A apresentação gráfica do novo prédio, realizada pelo Serviço de Engenharia do TRT-MA, prevê na edificação do Fórum um pavimento térreo, uma sobreloja e três pavimentos superiores, com todas as instalações adaptadas para portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção. No térreo haverá três agências bancárias, Central de Informação, Setor de Distribuição, restaurante e Drive Thru, além de banheiros e estacionamento privativo. Na sobreloja ficarão as salas da OAB, dos Oficias de Justiça e do INSS; a diretoria do Fórum; um arquivo; sala de cálculo e sala multimídia com 128 lugares; além de vestiários e banheiros.
Já os 1º, 2º e 3º andares terão a mesma estrutura e serão destinados às Varas Trabalhistas que atualmente são seis, mas com perspectivas desse número ser ampliado. Segundo o projeto, no novo imóvel, serão quatro VT´s por pavimento. Cada andar terá quatros secretarias, com banheiros privativos; e, em cada Vara, haverá três gabinetes de juízes, com banheiros privativos; quatro salas de audiência, além de duas salas extras para audiências; quatro salas para assessoria; arquivo; dois banheiros para o público externo e copa. Todos os pavimentos terão confortáveis áreas de espera e um sistema de climatização por meio de split.
De acordo com o cronograma, as obras serão concluídas em aproximadamente 20 meses. Mas conforme a engenheira Priscila Martins, da Cinzel Engenharia Ltda, construtora responsável pela obra, foi feita uma solicitação ao Setor de Engenharia do TRT-MA para diminuir esse prazo. Segundo ainda Priscila, hoje está sendo concluída a laje do térreo, correspondente ao trecho B e estão sendo montadas as lajes e vigas do 2º pavimento do trecho”A”. A previsão é a de que, na próxima visita do presidente do TRT-MA, agendada para daqui a um mês, a obra já esteja com a laje do 2º pavimento concretada.