Presidente do TRT nomeia servidores para área de Tecnologia da Informação e define prioridades para o setor
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, nomeou esta semana mais sete servidores aprovados no concurso público, realizado no ano passado. Os novos servidores são analistas judiciários - especialidade Tecnologia da Informação - e serão lotados na Diretoria de Informática do Tribunal. Em outubro do ano passado, foram nomeados os três primeiros analistas nessa especialidade. As novas nomeações são um reforço para a área de tecnologia da informação, uma das prioridades da atual gestão. Na terça-feira (02), a presidente reuniu-se com o diretor de Informática, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, e a equipe do Planejamento Estratégico, para definir os projetos prioritários na atual gestão. A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva afirmou que a nomeação dos novos servidores vai reforçar a equipe da área de tecnologia da informação da Justiça do Trabalho no estado e contribuirá para a execução de inúmeros projetos desenvolvidos nesse setor. Ela destacou também que, com o planejamento estratégico, desenvolvido pela Presidência do Tribunal, as ações do TRT nessa área foram ampliadas e, para isso, exige investimentos em recursos humanos para a execução das ações. Conforme observou a presidente do TRT, as nomeações de servidores que vêm sendo feitas, desde outubro do ano passado, também para outros cargos e lotação em diversas unidades da Justiça do Trabalho, são necessárias, visto que há algum tempo é notória a defasagem no quadro de pessoal da instituição; e que a chegada de novos servidores refletirá positivamente na melhoria da prestação de serviços à sociedade. O plano plurianual vai orientar a atuação das unidades administrativas e judiciais do TRT nos próximos cinco anos. Traz, entre os oito temas estratégicos, a “Infraestrutura e Tecnologia”, cujos objetivos são garantir a infraestrutura física e material, apropriada às atividades administrativas e judiciais; a disponibilidade, o acesso e o funcionamento dos sistemas essenciais de tecnologia da informação (TI); e promover a integração e permanente atualização dos sistemas de informação. Para o tema, foram catalogados três projetos, dentre os quais, dois na área de tecnologia da informação.
Projetos – voltado para todas as unidades do TRT e os usuários externos dos sistemas informatizados, o projeto “Governança de TI” procura criar um processo capaz de ajustar, e manter ajustados continuamente, a organização e os controles das atividades de Tecnologia da Informação aos objetivos da instituição. Está prevista a criação de um Comitê Multifuncional de alto nível dedicado a orientar e avaliar as decisões de priorização e execução dos projetos de TI. Para promover a integração e a permanente atualização dos sistemas de informação, está prevista a elaboração de um “Plano Diretor de Desenvolvimento de TI”, que consiste na definição de diretrizes gerais e de objetivos e planos específicos para as macro-atividades a serem desenvolvidas em cada setor funcional da área de tecnologia da informação e comunicação. O plano diretor deve incluir o planejamento das operações da área, com estimativas de necessidade de recursos humanos, financeiros e de aquisições de equipamentos, sistemas e serviços de terceiros.
Servidores empossados - Os sete novos servidores nomeados esta semana são Guilherme Dantas Bispo, Marcus Vinícius Britto Klein, Rômulo Jose Maia Moura, Perilo Sergio Sousa Pinheiro, Gilberto Cunha Filho, Fernando Augusto Pestana Júnior e Norman Pozo Molina Junior. Todas as nomeações foram feitas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos (3º a 9º lugar) e constam no Ato do Gabinete da Presidência nº 29/2010, de 1º.03.2010.