Presidente do TRT solicita do prefeito recuperação de ruas próximas ao Tribunal
terça-feira, 17 de Março de 2009 - 12:37
Redator (a)
Edvânia Kátia
Desembargador Gerson de Oliveira levou solicitações ao prefeito João Castelo
Na visita que fez ao prefeito João Castelo, na manhã desta segunda-feira (16), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador federal Gerson de Oliveira, solicitou providências do poder municipal para a recuperação do asfalto nas vias públicas próximas ao Tribunal. Com as chuvas, a situação se agravou ainda mais. O prefeito João Castelo encaminhou o pedido à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Púbicos e determinou que o processo seja trazido ao seu conhecimento.
No ofício encaminhado, o presidente do TRT explica que vem recebendo queixas freqüentes de advogados e dos usuários da Justiça do Trabalho. Diz ainda que houve a intensificação do fluxo de veículos ao redor dos prédios desta Justiça Especializada, o que vem causando transtornos em relação ao tráfego em geral, bem como dificuldade de estacionamento.
Na audiência, o prefeito e o desembargador também conversaram sobre o trabalho e os projetos que vêm sendo desenvolvidos em ambas as instituições e destacaram a importância do poder municipal e o TRT-MA manterem bom relacionamento, em favor do trabalhador ludovicense.
Castelo ressaltou a satisfação de receber em seu gabinete um profissional da qualidade do desembargador. "Além de ser um profissional correto, o desembargador é um grande amigo. A nossa meta é fazer com que as instituições que representamos andem sempre de mãos dadas, porque respeitamos muito o trabalhador e todas as prerrogativas legais as quais tem direito", disse o prefeito.
Ainda na área do trabalho, João Castelo explicou ao presidente do TRT-MA o projeto de atualização cadastral dos servidores ativos e inativos do município, que vem sendo efetivado em sua gestão, desde o dia 17 de fevereiro. Segundo ele, a iniciativa serve para conhecer a realidade atual, verificar a situação na área do funcionalismo e delinear, com precisão, se há necessidade de serem realizados novos concursos públicos.
O presidente do TRT-MA enalteceu a iniciativa do prefeito em prorrogar por mais dois anos o prazo de validade dos últimos concursos públicos municipais para as áreas da Saúde e do Transporte. O desembargador Gerson de Oliveira ressaltou, ainda, que o poder municipal tem cumprido, perfeitamente, com todas as suas obrigações trabalhistas.
Visita institucional - "A nossa intenção com essa visita institucional é, também, dizer ao prefeito que o TRT-MA está à disposição do executivo municipal para manter um relacionamento profícuo, no qual o trabalhador será sempre o grande beneficiado", disse o desembargador. Ele informou, ainda, que o Tribunal acaba de concluir o seletivo para juiz do Trabalho e anunciou que deverá ser lançado, neste semestre, o edital do TRT para o concurso de servidores, previsto para acontecer este ano.
O desembargador informou, também, ao prefeito, que o tribunal do Maranhão é modelo para o país nas áreas jurisdicional e da comunicação. Segundo ele, três projetos da instituição foram indicados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para serem seguidos por outros órgãos do Poder Judiciário.
Entre os projetos-modelo, o desembargador citou a Vara Itinerante do Trabalho, o Juízo Auxiliar de Precatório e o Juízo Auxiliar de Execução. E, na área da comunicação, o TRT-MA também recebeu um prêmio pelo bom relacionamento que mantém com os profissionais da mídia.
(Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís)