Presidente do TRT visita a governadora do estado e o presidente da AL

quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2013 - 18:01


Na manhã desta quinta-feira (7), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, visitou a governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, e o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Arnaldo Melo (PMDB). A presidente  foi convidá-los a participarem do Ato Público pelo Trabalho Seguro, que será realizado no dia 15 de fevereiro, às 8 horas, na Portaria do Anjo da Guarda, na empresa Vale. O evento deve reunir cerca de três mil trabalhadores da construção civil.

O Ato integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com instituições públicas e privadas, que visa à formulação e à execução de projetos e ações nacionais, voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O Ato Público pelo Trabalho Seguro tem como objetivo a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil e em São Luís nos últimos anos e contará com a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen.

O Programa Trabalho Seguro já foi o vencedor da IX edição do Prêmio Innovare, na categoria Institucional. O Ato Público pelo Trabalho Seguro é realizado em vários Estados, principalmente nos que sediarão os jogos da Copa. Embora o Maranhão não esteja entre os estados que sediarão a copa, foi escolhido para a realização do programa porque, na Vale, há grande quantidade de trabalhadores na área, envolvidos na construção de uma das grandes obras do mundo: a construção do Píer IV.
 
“A ideia é reafirmar compromisso entre o governo do Estado do Maranhão, o TST, o TRT da 16ª Região e outros segmentos da sociedade, a exemplo do que ocorre com a Assembléia. Estamos compromissados com a preservação da vida do trabalhador em nosso Estado. O programa é nacional e aclamado por toda a sociedade brasileira”, disse a desembargadora.
 
Durante o encontro, a governadora Roseana Sarney agradeceu o convite e a visita. Disse que o Estado do Maranhão terá plena satisfação em firmar convênios com o TST e o TRT da 16ª Região e que fará o possível para comparecer ao evento. Já o presidente da Assembleia declarou a satisfação de receber a visita da desembargadora. “Estou satisfeito com o convite dela para recebermos o ministro, que virá inclusive assinar termos de compromissos, e também pela reforma e construção do novo Pier no Porto do Itaqui. De modo que a Assembléia Legislativa se sente motivada e, com certeza, estaremos presentes no evento”, garantiu o presidente Arnaldo Melo.

Ainda no dia 15 deste mês, às 11 horas, será instalado o Processo Judicial Eletrônico (PJe), em três varas do trabalho da capital. “Passaremos a não lidar mais com papeis nos processos a partir de agora. Quando o PJE-JT for implantado, os processos judiciais correrão somente de forma virtual e com toda segurança possível”, informou a desembargadora.


Com informações da Assessoria de Comunicação da AL

2 visualizações