Presidente do TST confirma presença no Ato Público pelo Trabalho Seguro em São Luís

terça-feira, 5 de Fevereiro de 2013 - 17:25
Redator (a)
Suely Cavalcante

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, confirmou presença no Ato Público pelo Trabalho Seguro que será realizado em São Luís, no dia 15 deste mês, a partir das 8h, na sede da empresa Vale. O Ato Público é uma das atividades do Programa Trabalho Seguro (Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho), iniciativa do TST e CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de formular e executar projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho.

Na capital maranhense, o Ato Público pelo Trabalho Seguro está sendo organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) e pela Vale, e reunirá cerca de 3 mil trabalhadores. A programação do evento prevê a realização de palestra sobre trabalho seguro, distribuição de material educativo e programação cultural.

Para a presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, o evento tornou-se uma referência no país na área de segurança do trabalho. Ela destacou que os atos têm sido realizados em grandes obras de infra-estrutura e, em São Luís, foi escolhido o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, onde se encontra o Píer IV, que integra as obras do programa Capacitação Logística Norte (CLN). O programa CLN permitirá à Vale aumentar a capacidade de transporte do Sistema Norte. Hoje, o Sistema Norte (mina, ferrovia e porto) tem capacidade para transportar 130 milhões de toneladas por ano (mtpa). Com a implantação do Programa CLN, será capaz de transportar 230 milhões de toneladas.

Conforme a desembargadora, a escolha do local ocorreu, também, em função das ações de prevenção de acidentes de trabalho desenvolvidas pela Vale.

Programa Trabalho Seguro – as ações do programa visam contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho em todos os setores. Em 2012, foram realizados 13 atos públicos em grandes obras de infra-estrutura e em 10 dos 12 estádios em que serão disputados jogos da Copa do Mundo de futebol de 2014. A ênfase dos eventos foi a construção civil, por ser a atividade econômica com o maior número absoluto de acidentes de trabalho. Segundo o  Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2011 - dados mais recentes disponíveis - foram registrados 711.164 acidentes de trabalho.

Com informações da Secretaria de Comunicação do TST.

Jornalista Responsável: Suely Cavalcante (DRT-MA 934).

 

1 visualização