Prevenção e reflexão: TRT-16 promove palestra sobre a campanha Novembro Azul com foco no autocuidado
Com foco especial na conscientização e prevenção do câncer de próstata, o Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão) promoveu a palestra “A importância dos cuidados com a saúde masculina e o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, nessa quinta-feira (21/11). O médico urologista Antônio Minervino foi o responsável por conduzir o momento de reflexão e autocuidado, que contou com a participação de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. A palestra também foi transmitida por meio da plataforma Zoom, para aqueles interessados que estão lotados nas unidades do interior. A ação é uma iniciativa do Setor de Saúde do Tribunal, em parceria com o Plano de Saúde GEAP e com o Hospital São Domingos.
A chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim, realizou a abertura do evento destacando a necessidade de o público masculino manter-se em alerta quanto aos cuidados com a saúde. A servidora também pontuou que ações alusivas à campanha Novembro Azul carregam uma importância significativa no combate aos estigmas existentes na sociedade.
O médico urologista Antônio Minervino iniciou as discussões apresentando informações importantes para a prevenção do câncer de próstata, como os fatores de risco, os quais são levados em consideração a idade e o histórico de câncer na família (homens cujos pais, avós ou irmãos tenham sido diagnosticados com câncer de próstata antes dos 60 anos). Também foram destacados os sinais de gravidade, a exemplo da hematúria (presença de sangue na urina), obstrução ureteral e sangramento retal.
Durante a palestra, o médico enfatizou a importância de consultas regulares ao urologista, mesmo na ausência de sintomas aparentes, como forma de prevenção e diagnóstico precoce. Ele explicou que os exames mais comuns para detecção de alterações na próstata são o exame de toque retal, que avalia possíveis anormalidades, e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), que analisa os níveis de uma substância produzida pela próstata.
O público presente teve amplo espaço para tirar dúvidas, interagir e compartilhar experiências, o que enriqueceu ainda mais o momento de conscientização. Muitos participantes destacaram a relevância de discussões como essa para quebrar preconceitos e incentivar uma postura preventiva em relação à saúde masculina.
Antônio Minervino
Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, atua como Urologista no Maranhão desde 2011. Já realizou atendimentos no Hospital São Domingos e no Hospital Presidente Dutra (transplante renal). Participante ativo em campanhas sobre a saúde do homem, atua frequentemente como palestrante em eventos de conscientização, visando a prevenir doenças urológicas.