Professores da rede pública participam de capacitação na Justiça do Trabalho
Começa nesta segunda-feira (14) a capacitação de 40 professores da rede pública de ensino, para serem multiplicadores do programa de promoção da cidadania junto a escolas públicas de São Luís. A iniciativa é uma parceria do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, Ministério Público do Trabalho e Universidade Dom Bosco (UNDB) e deve alcançar, até o final deste ano, cerca de três mil alunos na faixa etária de 10 a 14 anos. Para a primeira etapa do programa foram selecionadas 10 escolas, sendo duas estaduais e oito municipais.
A capacitação, que começa às 14h, no auditório do Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas da capital (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n-Areinha), terá continuidade na terça-feira (15), também no horário da tarde. O treinamento durante os dois dias ficará sob a responsabilidade do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT).
Na próxima semana, dia 21 e 22 (segunda e terça-feira), a capacitação será realizada pelo TRT-MA, por meio da Escola Judicial, também às 14h, no auditório do Fórum. A partir do mês de junho, as atividades serão desenvolvidas pelos multiplicadores diretamente nas unidades de ensino.
Os servidores da Justiça do Trabalho que tiverem interesse em participar da capacitação para se tornarem multiplicadores do programa poderão se inscrever no local do evento, nesta segunda-feira (14). A carga horária total do treinamento é de 16h e pode ser contabilizada para o adicional de qualificação dos servidores.
O programa tem o apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Na Justiça do Trabalho do Maranhão, o programa alinha-se aos temas Acesso à Justiça e Política Institucional, contemplados no planejamento estratégico do tribunal.
No final de abril deste ano, professores e estudantes do curso de Direito da UNDB participaram, no TRT-MA, de reunião técnica, quando foram apresentadas as diretrizes e discutidas com os professores as estratégias de implantação do programa, que vai ocorrer como atividade de extensão do Curso de Direito e que conta com 15 universitários.