Projeto Fale Direto com o Ouvidor é destaque na I Mostra de Qualidade da JT-MA

terça-feira, 18 de Outubro de 2011 - 11:22
Redator (a)
Wanda Cunha
Vanessa Almada Lima apresenta o projeto da Ouvidoria

A Ouvidoria Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão foi uma das unidades que apresentou boas práticas na I Mostra de Qualidade da Justiça do Trabalho do Maranhão, realizada em setembro deste ano, no prédio-sede do TRT-MA. A servidora Vanessa Meira de Almada Lima falou sobre o projeto “Fale Direto com o Ouvidor”, que consiste no atendimento personalizado aos jurisdicionados e advogados, nas sextas-feiras. Até agosto deste ano foram realizados 156 agendamentos.

Iniciado em outubro de 2010, o projeto surgiu  em razão de uma manifestação de um reclamante bem jovem.  Nas palavras do ouvidor do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, “o jovem era um cidadão indignado com o Poder Judiciário e que tinha, dentro de si, a vontade de mudar o mundo”.  O ouvidor, então, entrou pessoalmente em contato com o reclamante para ouvir sua queixa, convocando-o para uma audiência.

“Após audiência com o ouvidor, o jovem saiu do gabinete satisfeito, dizendo que sua confiança na Justiça tinha sido retomada e que, a partir daquele momento, tentaria explicar aos seus colegas que a Justiça age de forma imparcial e que a demora e as dificuldades encontradas são normais em uma ação judicial”, observou Vanessa Almada Lima, durante sua exposição.

Desse episódio, nasceu o projeto “Fale direto com o ouvidor”, por meio do qual o cidadão poderá agendar atendimento direto com o desembargador ouvidor, para esclarecer suas dúvidas, reclamar, denunciar, criticar e até elogiar. “A  ouvidoria é um termômetro na aferição da qualidade dos serviços oferecidos pelo Tribunal e seus órgãos jurisdicionados”, disse a expositora.

Com esse atendimento personalizado, o jurisdicionado passou a ter comunicação direta e pessoal com a Justiça do Trabalho. Por meio do projeto, também,  a instituição passou a conhecer os anseios e as insatisfações dos usuários dos serviços, já que ele auxilia as ações dos órgãos com vistas à correção das distorções detectadas, tudo para o fim de alcançar a melhoria dos serviços prestados.

Vanessa Almada Lima esclareceu que o projeto trouxe a satisfação de prestar  informações com uma linguagem simples, de maneira clara e eficiente, atendendo às expectativas de seus usuários, gerando a modificação da imagem de descrença da população  em relação à atuação do Poder Judiciário. “Isso tudo contribui sobremaneira para a melhoria e eficiência da prestação jurisdicional”, enfatizou.

O projeto “Fale direto com o ouvidor”  é direcionado ao público interno (magistrados e servidores ativos e inativos; prestadores de serviços e estagiários) e ao externo (partes em ação trabalhista, advogados e sociedade em geral).

O agendamento para falar diretamente com o ouvidor pode ser feito pela agenda eletrônica  (no site do tribunal); pelos telefones 0800 282 23 23 (98) 2109-9494, de segunda a sexta-feira; pelo email ouvidoria@trt16.jus.br ou pessoalmente, no prédio-sede do TRT, na av. Senador Vitorino Freire, 2001, 5º andar.

 

 

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