Projeto Música pela Infância é destaque em evento de Inovação dos diversos Ramos da Justiça brasileira

segunda-feira, 7 de Novembro de 2022 - 11:17
As servidoras Edvânia e Aline recepcionam visitante no estande montado para o TRT-MA

A Justiça do Trabalho do Maranhão foi uma das participantes do 6º ExpoJud, o Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito voltado para o ecossistema de Justiça, realizado em Brasília (DF). No estande foram apresentados as Séries Música pela Infância, que este ano ganhou menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça, e Poesia pela Infância, que integram o projeto TRT Cantos e Encantos. As séries foram desenvolvidas pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão e Divisão de Assessoria de Comunicação Social. Ganhou a parceria do Clube do Choro do Maranhão. Ao final, o vídeo Poesia pela Infância foi apresentado no painel principal do evento.
O TRT-MA foi representado pelas servidoras Edvânia Kátia e Aline Lobato. "Além da capacitação para a inovação, o evento foi uma possibilidade para a busca de novas parcerias. Foi fantástico ver as pessoas elogiando o projeto", afirma a servidora Edvânia Kátia, idealizadora da iniciativa. "Nosso projeto foi muito bem recebido. Ficamos felizes em podermos levar nossa mensagem, a mensagem do nosso Tribunal para um lugar onde órgãos do sistema de Justiça de todo o país estavam lá", complementa a servidora Aline Lobato.
O Congresso foi dividido em dois momentos. No primeiro dia, foram realizados treinamentos técnicos com especialistas, com o objetivo de capacitar os participantes sobre tecnologias e metodologias que nortearão o futuro da Justiça. Nos dias 26 e 27 de outubro, aconteceram palestras, painéis e exposições sobre temáticas ligadas à inovação, tecnologia, gestão e empreendedorismo.
No evento, houve ainda a cerimônia de entrega do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial - Edição 2022, uma iniciativa do Judiciário Exponencial com apoio do Instituto de Administração da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo destacar casos de sucesso e profissionais com perfil empreendedor em suas instituições, em sete categorias de premiação: Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Laboratórios de Inovação, Inovação Social, Liderança Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação.
Projetos - A série Música pela Infância ganhou as redes sociais na pandemia. A Série Musica pela Infância reuniu músicos e compositores maranhenses que cantaram e tocaram músicas relacionadas ao combate ao trabalho infantil. Foram 15 músicas, sendo oito inéditas compostas especialmente para o projeto. O projeto já foi escolhido pelo CSJT como boa prática em 2021. Em 2022 ganhou menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça no I Prêmio da Memória do Poder Judiciário. Foi finalista do Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ. E também foi uma das ações que assegurou à JT-MA o terceiro lugar no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos 2021.
Acesse o vídeo do projeto. Ouça as músicas da série Música pela Infância. Acesse o vídeo e ouça a Poesia pela Infância.
Premiados da Justiça do Trabalho
Inovação Tecnológica
1º. ENFAM - M.A.R.I.A.: Modelagem da Avaliação de Risco com Inteligência Artificial
TRT4 - Automatiza TRT
Categoria: Liderança Exponencial
Regina Glaucia Cavalcante Nepomuceno - Desembargadora-presidente do
Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7-CE).
Categoria: Executivo de Tecnologia
Erica Cristina Dórea Rossiter Tavares - Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região
(TRT5-BA).
Categoria: Executivo de Inovação
Karla Yacy Carlos da Silva - Juíza do Trabalho substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7-CE).

165 visualizações