Projeto Presidência Itinerante chega às Varas do Trabalho de Barra do Corda e Presidente Dutra
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, realizará, no período de 9 a 12 de setembro, a terceira atividade do Projeto “Presidência itinerante”, nas Varas do Trabalho de Barra do Corda (9 e 10/9) e Presidente Dutra (11 e 12/9). Além do presidente, compõem a equipe executiva o secretário-geral da Presidência, Antônio Manoel Costa Silva; o engenheiro Manoel Ricardo Beckman de Jesus; os servidores José de Ribamar Batista Santos, Stanley Araújo de Sousa, José de Ribamar Vieira Júnior, Manoel Messias Pereira da Silva e o agente de segurança Luís Lopes Teixeira.
Durante a itinerância, o desembargador presidente receberá reclamações e sugestões de melhoria. A equipe fará diagnóstico das instalações físicas e levantamento de serviços de manutenção predial, em atendimento ao escopo do Projeto. A localização física das varas do trabalho – segundo o presidente - gera um distanciamento da Administração, o que dificulta a integração e o conhecimento das realidades das unidades. “O objetivo é diminuir esse distanciamento e aproximar a administração das unidades localizadas no interior, além de permitir a solução de problemas detectados durante as visitas, para promoção do bem-estar de todos e valorização de magistrados, servidores e usuários da Justiça do Trabalho do Maranhão”, garantiu.
Na primeira edição, realizada no período de 10 a 13 de junho deste ano, as visitas se concentraram na região sul do Maranhão, especificamente nas Varas do Trabalho de Açailândia, Estreito e do Foro Manuel Alfredo Martins e Rocha, sede das 1ª e 2ª VTs de Imperatriz. Na ocasião, as VTs visitadas foram beneficiadas com a realização de reparos na estrutura predial e elétrica e com a instalação de equipamentos de informática, entre outras providências. Além disso, o presidente e demais gestores do TRT-MA se reuniram com juízes e servidores das VTs e ouviram as solicitações. Em alguns casos, houve atendimento imediato. Outras, devido à complexidade, ficaram para atendimento futuro.
Na segunda atividade itinerante, realizada neste mês de agosto, foram contempladas as Varas do Trabalho de Balsas, nos dias 4 e 5; as Varas do Trabalho de São João dos Patos, nos dias 6 e 7; e a VT de Pedreiras, no dia 8. Em todas elas, a equipe itinerante também recebeu reclamações e sugestões de melhoria. Alguns problemas foram solucionados durante a visita; os que não puderam ser imediatamente resolvidos estão sob análise das unidades competentes para a devida solução em tempo hábil, conforme demonstram os dados do PA nº 1915/2014, que trata do Projeto Presidência Itinerância. O projeto prevê visitas em todas as unidades administrativas e judiciais do TRT-MA até dezembro de 2014.
Planejamento estratégico - O projeto está alinhado ao Planejamento Estratégico do TRT-MA nos temas Eficiência Operacional, Política Institucional, Gestão de Pessoas e Infraestrutura e Tecnologia, e aos objetivos estratégicos “Prestar serviços com foco na excelência”; “Aprimorar a comunicação com os públicos interno e externo” e “Fortalecer a imagem institucional”; “Buscar melhoria do clima organizacional”; e “Garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais”, respectivamente.
VT de Barro do Corda – foi criada por meio do Decreto nº 7.729/1989 e tem como titular o juiz Francisco José Campelo Galvão; e como diretora de secretaria, Stefânia Amorim Silveira. Com sede localizada na Rua Coelho Neto, 348, a vara trabalhista faz cobertura aos municípios de Barra do Corda, Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.
VT de Presidente Dutra – Fazem parta da jurisdição da vara trabalhista os municípios de Presidente Dutra, Dom Pedro, Fortuna, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Jatobá, Joselândia, Santa Filomena do Maranhão, São Domingos do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa e Tuntum. A VT foi criada pelo Decreto nº 10.770/2003; exerce sua titularidadea juíza Érika Guimarães Gonçalves Dovera, e o servidor Noredim Oliveira Reuter Ribeiro é o diretor de secretaria.