Projeto Trabalho Rural do TRT-MA orienta trabalhadores do campo em Açailândia

quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014 - 12:48
Redator (a)
Marina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O Projeto Trabalho Rural está sendo desenvolvido pela Comissão de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e realizou o primeiro evento em Açailândia na última sexta-feira (5/12), com o apoio da Vara do Trabalho daquele Município. O evento contou com grande participação dos trabalhadores rurais da região, que receberam orientações sobre temas como acidente do trabalho, uso de agrotóxicos, ergonomia, trabalho infantil e saúde do trabalhador rural.

A programação foi aberta, às 8h, pelo juiz titular da Vara do Trabalho de Açailândia, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, e com um café da manhã. Em seguida, a professora Scheila Regina Gomes Alves Vale, engenheira de segurança do trabalho do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e mestranda em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz, do Rio de Janeiro–RJ), proferiu a palestra “Boas Práticas de Segurança no Trabalho Rural”. Ela explicou quais são os riscos existentes no ambiente rural e quais as formas de se prevenir de cada risco.

Em seguida, Rosa-Lima Vasconcelos Coelho Duailibe, professora especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho do IFMA, conversou com a plateia sobre “O Uso do Agrotóxico por Pequenos Produtores Rurais”. Ela discorreu sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas no uso de agrotóxicos, assim como as formas de prevenção de riscos durante a sua utilização. A professora também explicou a maneira mais adequada de adquirir, transportar, estocar e utilizar os agrotóxicos, a fim de evitar danos à saúde dos trabalhadores.

O médico do trabalho e coordenador do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) do TRT-MA, Ércio Murilo Sousa Cutrim, falou sobre “A Saúde do Trabalhador Rural”, abordando pontos cruciais como os riscos a que os trabalhadores são expostos ao usar agrotóxicos sem se proteger corretamente, as doenças mais comuns, como as verminoses, que muitas vezes são adquiridas pela má higiene, entre outros assuntos.

A juíza do trabalho Maria do Socorro Almeida de Sousa, titular da VT de Barreirinhas, pós-doutoranda pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Clássica de Lisboa, deu uma palestra sobre “Combate ao Trabalho Infantil”, ressaltando a importância e a diferença que faz na vida de uma pessoa frequentar a escola, deixando a plateia emocionada com a maneira como tratou do tema. Ela chamou a atenção dos pais para o fato de que proporcionar a oportunidade de estudo aos seus filhos vai ajudar as famílias a saírem da pobreza 

Socorro Almeida afirmou que a experiência do evento foi gratificante, e que está honrada em implementar a responsabilidade social do órgão, principalmente, tratando de assuntos tão importantes, relevantes e que estão em pauta por serem ainda recorrentes. “O objetivo da Justiça do Trabalho é tentar minimizar os casos de trabalho infantil e escravo e principalmente fomentar o Trabalho Seguro”, ressaltou a magistrada. 

A última palestra da programação, “Prevenção dos Riscos Ambientais nas Atividades do Trabalhador Rural”, foi proferida pela professora e especialista em Higiene e Segurança do Trabalho, Marly Vieira Viana. A palestrante também é mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e falou sobre os riscos elétricos e sua prevenção no ambiente de trabalho rural.

O juiz Carlos Eduardo fez o encerramento do evento com a exibição de filmetes da Campanha Trabalho Seguro 2014, produzidos pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e enviados ao TRT-MA para conscientização dos trabalhadores durante as atividades da Campanha em nível regional.

Continuação do Projeto – Nesta sexta-feira (12/12), a partir das 8h, o Projeto Trabalho Rural realizará palestras em evento no bairro do Quebra Pote, em São Luís, com vistas a dar continuidade ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Campanha Trabalho Seguro 2014), que é uma iniciativa do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

Fotos: Rosana Barros.

 

 

 

7 visualizações