Projeto TRT na Escola visitou 10 Unidades de Ensino em 2012
O projeto TRT na Escola, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), em parceria com o Programa TJC (Trabalho Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), visitou 8 Unidades de Ensino Básico (UEBs) e 2 Unidades Integradas (UI), em São Luís, no ano passado.
O TRT na Escola tem como objetivo semear conhecimentos sobre direitos, especialmente trabalhistas, e propõe debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e outros temas.
As escolas UI Vila Embratel, UEB Salomão Fiquene, UEB. Haydê Chaves, UEB Gomes de Sousa, UEB São Raimundo, UEB Prof.ª Rosilda Cordeiro, UEB Prof. José Gonçalves do Amaral, UI Desembargador Sarney, UEB Zuleide Andrade e UEB Evandro Bessa, receberam a equipe do TRT na Escola.
Em maio, professores das redes de ensino municipal e estadual receberam capacitação para desenvolverem os temas do projeto em sala de aula. O processo de capacitação contou com a participação da procuradora do Trabalho do Maranhão, Virgínia de Azevedo Neves Saldanha, que fez um treinamento sobre prevenção e combate do trabalho infantil.
O juiz do Trabalho Bruno de Carvalho Motejunas, titular da Vara do Trabalho de Bacabal, também proferiu palestra sobre garantias e direitos fundamentais, dentre os quais, direitos trabalhistas e estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, especialmente o Judiciário Trabalhista.
O treinamento contou ainda com a presença da juíza do trabalho, Rosemeire Fernandes, titular da Vara do Trabalho de Itapetinga, no Estado da Bahia (TRT-5ª Região), que ministrou treinamento sobre a metodologia a ser utilizada pelos professores no repasse das informações para os alunos. Por fim, a procuradora do Trabalho Christiane Vieira Nogueira deu sua contribuição no treinamento, falando sobre trabalho escravo, suas manifestações e ações de combate.
Em 2012, o diretor da Escola Judicial do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias e os juízes do trabalho Carlos Gustavo Brito Castro, Fernando Luiz Duarte Barboza, Francisco Tarcísio Almeida de Araújo, Carlos Eduardo Batista dos Santos, Angelina Moreira de Sousa Costa e Bruno de Carvalho Motejunas, visitaram escolas.
O projeto TRT na Escola foi instituído por meio da portaria nº 336, de 03.05.12, e tem o apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI), Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Na JT-MA, o programa alinha-se aos temas Acesso à Justiça e Política Institucional, contemplados no planejamento estratégico do tribunal.
Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Responsável: Wanda Cunha