Prontuário eletrônico da Seção de Saúde do TRT-MA desperta interesse de outros tribunais
O sistema de prontuário eletrônico médico-odontológico da Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) tem despertado o interesse de outros tribunais regionais do trabalho, a exemplo do TRT da 11ª Região (Amazonas e Roraima), do TRT da 7ª Região (Ceará) e do TRT da 23ª Região (Mato Grosso).
Em visita ao TRT-MA, a chefe da Seção de Saúde, Nilcecleide das Chagas Mendonça e o analista de Tecnologia da Informação, Caio George, ambos do TRT-AM/RR, conheceram o sistema de prontuário eletrônico utilizado pela Justiça do Trabalho no Maranhão. Na Seção de Saúde do TRT-MA, a equipe do TRT amazonense foi recebida pelo médico Adriano Soares Alves, chefe substituto. Ele apresentou o prontuário eletrônico que está em funcionamento há pelo menos oito meses. Segundo o médico, o sistema permite armazenar, organizar e recuperar as informações dos prontuários de modo rápido e eficaz. O médico Bartolomeu Cardoso Feitosa também ressalta as vantagens do sistema que substituiu o prontuário físico, garantindo, a partir de então, mais segurança e praticidade na comunicação e troca de informações entre a Seção de Saúde e a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, por exemplo.
A equipe técnica do TRT-AM/RR aprovou o sistema de prontuário eletrônico do TRT-MA, observando a facilidade para a elaboração de estatísticas tanto para o Conselho Nacional de Justiça quanto para o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A chefe da Seção de Saúde do TRT amazonense observou, ainda, que o sistema do TRT-MA oferece outra vantagem por ter sido desenvolvido inteiramente pelos servidores da JT maranhense.
O sistema de prontuário eletrônico foi criado em 2015 pela equipe de servidores do Setor de Desenvolvimento da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), a partir de uma demanda feita pela Seção de Saúde do TRT-MA. Segundo o chefe do Setor de Desenvolvimento, Gilberto Cunha Filho, para facilitar a consulta por outros tribunais, o ambiente do sistema está sendo preparado para permitir a navegação virtual. Além do TRT-AM/RR, os TRTs do Ceará e do Mato Grosso já manifestaram interesse em conhecer o sistema de prontuário eletrônico médico-odontológico do TRT-MA.