Realizada a primeira aula do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
A primeira aula do curso de pós-graduação “Direito do Trabalho e Processo do Trabalho”, oferecido pela Faculdade Santa Terezinha (CEST) e pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), foi realizada na noite desta quinta-feira, 24. O diretor da Escola Judicial do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, também coordenador do curso, realizou a aula inaugural para os alunos da primeira turma do convênio. A aula contou ainda com as presenças da presidente do Tribunal, desembargadora Ilka Esdra e do vice-diretor do CEST, José Rodrigues Júnior.
Durante a abertura, a presidente do TRT-MA enfatizou a importância do curso de pós-graduação para o Tribunal “Esse é um momento histórico, uma conquista e um investimento nos funcionários da casa. Isso mostra o quanto a Escola cresceu”, comentou. Aproveitando a oportunidade, a desembargadora agradeceu a parceria da Faculdade CEST.
O vice-diretor do CEST, professor José Rodrigues Júnior, disse que a parceria é uma honra para a faculdade “A nossa expectativa é que este curso seja o primeiro dentre outros de muitos sucessos.”
O coordenador do curso e diretor da Escola Judicial, desembargador James Magno Araújo Farias, enfatizou as inovações do curso “Esse é a primeira pós-graduação que possui uma cadeira para processo eletrônico, uma inovação que inspira as mudanças na Justiça”. Os alunos usarão o espaço do TRT-MA durante as aulas teóricas e práticas, com o uso dos laboratórios. O contato direto com o Direito do Trabalho oferece aos alunos uma visão prática.
Na aula inaugural, intitulada “Direito Constitucional de Trabalho – dos direitos trabalhistas de primeira geração à pós-modernidade”, o desembargador James Magno Araújo Farias apresentou historicamente a evolução dos direitos trabalhistas e das noções atuais de justiça, direitos e igualdade.
“Para quem está há muito tempo parado, esse tipo de oportunidade é um incentivo para o retorno aos estudos. Ajuda a ter uma visão social do Direito do Trabalho, e é importante para se ter maior domínio do assunto, além de ser uma capacitação e reciclagem para quem é servidor”, observou a servidora Maria Teresa Ericeira Lago.
Náia Maia de Vasconcelos, recém-formada em Direito pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), analisa que a pós-graduação é um espaço de atualização do profissional em relação às mudanças na justiça. “Tenho grande interesse na área trabalhista e viso a uma atualização do conhecimento, e conhecer a estrutura do Tribunal e conhecer melhor o trabalho desempenhado aqui.”
Curso de Pós-graduação - A especialização é destinada a advogados e bacharéis em Direito, servidores do TRT-MA e extensiva aos seus familiares de primeiro grau (pais, filhos, cônjuge e irmãos), mediante comprovação do parentesco. Trata-se de pós-graduação lato sensu em nível de especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, com carga horária de 360h. O curso, que será coordenado pela Escola Judicial, é fruto de um convênio firmado entre o Tribunal e a Faculdade Santa Terezinha – CEST.
Redação: Ana Paula Coelho (estagiária de Comunicação/Jornalismo)
Jornalista responsável: Wanda Cunha