Representantes da Associação Comercial de Imperatriz participam de audiência com ouvidor do TRT-MA
Ouvidor faz itinerância hoje e amanhã na Região Tocantina
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Euclides Antonio Viêra, diretores da entidade e empresários da Região Tocantina participam de audiência com o ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira, nesta quarta-feira (17), pela manhã, no Fórum Juiz Manuel Alfredo Martins e Rocha. O ouvidor esteve ontem (15) em Açailândia e permanece em Imperatriz hoje e amanhã (16 e 17), para receber advogados, lideranças de classe e sindicais, pessoas da comunidade, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho.
Pela manhã, o desembargador recebeu advogados e também se reuniu com a diretora do Fórum Trabalhista de Imperatriz, juíza Fernanda Franklin da Costa Ramos Belfort, quando tratou sobre o funcionamento do fórum, andamento processual e outras questões relativas à atuação da Justiça do Trabalho na região. A magistrada destacou que a Ouvidoria Itinerante e uma atividade pioneira, com o deslocamento do ouvidor e de sua equipe, da sede do tribunal, até os municípios do interior do estado, para ouvir o cidadão, suas reclamações, solicitações, sugestões e críticas.
A magistrada ressaltou que o ouvidor não interfere no poder decisório dos juízes. Mas, a partir das manifestações apresentadas por advogados, partes e cidadãos em geral, o ouvidor verifica o andamento de processos, esclarece dúvidas e encaminha as solicitações para que sejam tomadas providências relativas a cada caso. “Vemos esse acompanhamento como uma ferramenta de auxílio ao juiz também”, acrescentou .
Advogados - para Raimunda Moema Neves, advogada que participou de audiência com o desembargador Gerson de Oliveira, a presença da Ouvidoria Itinerante faz uma ponte entre o tribunal, juízes das varas da região, advogados e as pessoas que têm processos tramitando nessas varas. Segundo ela, é uma oportunidade para fazer solicitações e sugestões e para tirar dúvidas, principalmente sobre o andamento de processos. ”O mais importante é que obtemos respostas para as manifestações que apresentamos ao ouvidor”, enfatizou. “Dessa forma, nós advogados também estamos contribuindo para a melhoria da prestação jurisdicional”, acrescentou.
Fale com o ouvidor – o desembargador Gerson de Oliveira explicou que durante a itinerância fica à disposição, na sede da vara trabalhista, para receber as pessoas que queiram manifestar suas insatisfações, elogios, solicitações e sugestões à Justiça do Trabalho. “Não interferimos nas decisões dos magistrados. O que fazemos é ouvir as pessoas e buscamos providências junto aos órgãos responsáveis por cada questão”, garantiu o desembargador.
Em Imperatriz as audiências estão ocorrendo na sede do Fórum Trabalhista (Rua Saudade, Quadra 2, Loteamento Parque das Palmeiras), até o final da manhã desta quarta-feira (17). Para falar com o ouvidor basta se deslocar até o fórum. Mais informações sobre a Ouvidoria Itinerante na Região Tocantina podem ser obtidas pelos telefones 0800 282 2323 ou (99) 3523-8479 (1ª VT).