Reunião da Segeep: TRT valoriza atividades desenvolvidas na sala de espera de audiência
A Secretária de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (SEGEEP/TRT-MA), Stael Cavalcanti Martins de Araújo, reuniu-se, na quarta-feira (06), às 10 horas, no 4º andar, sede do TRT, com representantes de algumas unidades administrativas do Tribunal para tratar de assuntos relacionados às atividades do projeto “Humanizando o atendimento”. O objetivo da reunião é melhorar as salas de espera das varas do trabalho e proporcionar melhor conforto aos jurisdicionados.
Na oportunidade foi apresentada e discutida a proposta do projeto “Aguardando a Audiência”, de autoria do diretor do Foro Astolfo Serra, juiz Paulo Mont’Alverne. Dentre outros objetivos, o projeto prioriza a difusão da cultura da conciliação e do cumprimento da legislação trabalhista, bem como a divulgação de notícias e informações da Justiça do Trabalho, em especial as referentes ao TRT-MA.
Durante a reunião, foram avaliadas as atividades que vêm sendo desenvolvidas no projeto “Humanizando o atendimento” e as formas de utilização das televisões disponibilizadas ao Foro e às Varas do Trabalho do interior, bem como a utilização dos pen drives distribuídos com vídeos sobre campanhas, como o Trabalho Seguro, encaminhadas às unidades judiciais para divulgação na sala de espera.
A Secretária da Segeep reiterou a importância do projeto “Humanizando o atendimento” e elogiou as propostas do “Aguardando a audiência”, do juiz Paulo Mont’Alverne. Disse que as duas ações guardam similaridade e que a idéia é agregar a segunda ao projeto já existente, o que será cuidadosamente analisado para apreciação da presidência do Tribunal.
Ao final da reunião, foram apresentadas novas propostas para melhorar o atendimento ao usuário da justiça, com o propósito de criar, a cada dia, um ambiente ameno e mais humano que cause bem-estar nas pessoas que esperam nas antessalas das audiências.
Participaram da reunião representantes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações; da Secretaria de Administração; da Diretoria-geral, da Seção de Engenharia e da Seção de Comunicação Social.
Humanizando o atendimento – O projeto visa contribuir para que as partes e advogados fiquem mais propensos a acordos com a estrutura de uma sala de espera de audiência mais humanizada. Também permite, por meio da reprodução de vídeos, CD’s e e DVD’s esclarecer o jurisdicionado sobre os temas como Justiça do Trabalho no Maranhão, Direitos Sociais e Trabalhistas, Trabalho Doméstico, Trabalho Infantil, Trabalho Degradante, Prevenção de Acidentes do Trabalho e Conciliação.