Roda de conversa alerta para os cuidados com a saúde do coração

quarta-feira, 28 de Agosto de 2019 - 15:10
Servidores na roda de conversa sobre hipertensão e saúde do coração no prédio-sede
Ércio também compartilhou informações com servidores e terceirizados no Fórum Astolfo Serra, sede das VTs da capital

Com apoio profissional, até o dia 30 de agosto, Campanha de combate à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e promoção da saúde do coração está sendo intensificada no TRT da 16ª Região
Na manhã desta quarta-feira (28), o Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) promoveu, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins da Escola Judicial, uma Roda de Conversa, ainda como parte da programação da Campanha de Combate à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Promoção da Saúde do Coração iniciada no dia 5 deste mês, na sede do tribunal. O bate-papo, liderado pelo médico cardiologista Ércio Murilo Sousa Cutrim, reuniu servidores e estagiários que trocaram dicas preventivas para a redução dos casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, em decorrência da pressão alta.
Ércio aproveitou o espaço e falou da importância da prevenção como melhor remédio. "Este momento é importante para esclarecer que o mais importa não é tratar quem já está com problemas, mas sim para dizer para vocês que mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença na qualidade de vida de cada um, como por exemplo, na alimentação com menos sal, que é um grande vilão na HAS, e a assiduidade na prática de atividades físicas", explicou.
Ele também disse que a alimentação ideal para prevenção e controle da hipertensão é balanceada, com ingestão diária de frutas, verduras e legumes, evitando frituras, alimentos enlatados e processados. Alertou sobre os riscos do tabagismo, enfatizando que a orientação é abandonar o cigarro e não consumir ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Além disso, investir em atividades que proporcionem qualidade de vida, destinando tempo para família, amigos e lazer.
No período da tarde, o médico Ércio conduziu roda de conversa para magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do Fórum Astolfo Serra, que receberam informações referentes a medidas preventivas, para os cuidados com a saúde do coração, e sobre o adequado acompanhamento médico para os pacientes que já apresentam ou predispõem, para o quadro de adoecimento cardíaco, ou de outros órgãos que por ventura possam ser afetados com o aumento da pressão arterial. 
Na oportunidade, o servidor Flávio Vietta Filho, lotado na Central de Mandados Judiciais, deu seu depoimento sobre a importância dos cuidados para prevenção da hipertensão e doenças cardiovasculares. Flávio teve infarto no primeiro semestre deste ano e disse que agora está tomando vários medicamentos para a manutenção da saúde cardiovascular. Ele afirmou que antes do infarto tinha uma alimentação em que ingeria muita carne com gordura. Hoje, tem uma alimentação mais saudável e está empenhado em perder peso. O depoimento de Flávio foi um alerta para os servidores e terceirizados presentes na roda de conversa, a fim de que cuidem bem da saúde. 
Palestra - como parte da programação da campanha, o TRT receberá, no prédio-sede, a nutricionista Nicole Dionízio Oliveira da Silva para uma conversa sobre a alimentação, com alternativas e orientações nutritivas para uma vida mais saudável e com mais qualidade. O bate papo será às 9h30 desta quinta-feira (29), também no auditório da Escola Judicial, localizado no 1º andar do prédio-sede. O evento tem o apoio do plano de saúde ASSEFAZ.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

 

30 visualizações