Seção de Saúde do TRT-MA desenvolve Programa “Vacinação em Dia”

terça-feira, 27 de Maio de 2014 - 11:14
Redator (a)
Wanda Cunha

A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) estará desenvolvendo, de 28 de maio a 27 de junho deste ano, no âmbito do Regional, a primeira etapa do Programa “Vacinação em Dia”, que consiste na análise das carteiras de vacinação de magistrados e servidores de acordo com o Calendário Básico de Vacina do Ministério da Saúde.

“Trata-se de uma iniciativa importante, sem dúvida, considerando que os adultos não se dão conta de que sua carteira de vacinas deve ser atualizada periodicamente”, observa a chefa da Seção de Saúde, Rafaela David Brito. A servidora lembra que muitas vacinas não estavam disponíveis há alguns anos, o que leva à necessidade não só de reforços, mas de atualização das imunizações do adulto com o que há disponível hoje.

O programa consiste de três etapas. Na primeira etapa, a Seção de Saúde realizará o levantamento dos magistrados e servidores com carteira vacinal incompleta, identificando quais as vacinas que faltam. Na segunda fase, serão solicitadas as respectivas vacinas à Coordenação de Imunização do Município de São Luís para imunizar as pessoas que possuem pendências em suas carteiras, de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Na terceira fase, a unidade fará o acompanhamento das doses de reforço e das vacinas com necessidade de dose anual.

Para cumprimento de todas as etapas do programa, magistrados e servidores deverão entregar cópia de suas carteiras de vacinação na Seção de Saúde, no prédio-sede do TRT, sobreloja, ou enviar para o e-mail servsaude@trt16.jus.br, no período de 28/05 a 27/06/2014.

Vacinações - De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), a vacinação de adultos tem dois objetivos principais, além de diminuir a mortalidade precoce e a melhoria de qualidade vida: eliminação de doenças no país e a proteção individual.

O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente o PNI é constituído por doze produtos recomendados à população, desde  o nascimento até a terceira idade, e distribuídos gratuitamente nos postos de vacina da rede pública. Para saber mais, clique aqui.

5 visualizações