Seção de Saúde do TRT-MA realiza ações do “Dezembro Vermelho” no mês de prevenção à AIDS
A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) vai realizar, na próxima terça-feira (11/12), de 8h às 16h, no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, uma programação denominada “Dezembro Vermelho” com atividades inerentes ao mês de prevenção à AIDS, bem como ações solidárias em benefício da Casa de Apoio Acolher, situada no bairro da Jordoa, que acolhe e atende portadores de HIV/AIDS do Estado do Maranhão. A programação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e do plano de saúde GEAP.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar as atividades realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os testes estarão disponíveis a todos que quiserem participar das ações de prevenção, e poderão ser feitos de 8 às 16h.
Às 10 horas da manhã, no Auditório do Fórum Astolfo Serra, localizado no 1º andar, será realizada roda de conversa sobre prevenção da AIDS com profissional da área de saúde. A roda de conversa vai ser feita em parceria com o plano de saúde GEAP.
À tarde, às 14h30, está prevista uma segunda roda de conversa, no mesmo local, com o tema “A AIDS e o Mercado de Trabalho”, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.
SOLIDARIEDADE - a Seção de Saúde também montará no Forum Astolfo Serra um espaço para a Casa Acolher, onde serão vendidas as bonecas produzidas pela casa, que são a principal fonte de renda da Acolher para a manutenção dos serviços ali prestados aos pacientes em tratamento do HIV/AIDS. Cada boneca custa R$ 20,00.
Além disso, a Seção de Saúde também vai arrecadar material de limpeza e de higiene pessoal para doação à Casa Acolher e solicita aos que puderem colaborar que entreguem suas doações no Fórum Astolfo Serra e no TRT.
CASA DE APOIO ACOLHER - o projeto “Casa de Apoio Acolher” é uma iniciativa do Grupo de Ação pela Solidariedade Humana (GASH), associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida por inúmeros trabalhos relevantes à comunidade em geral. A Casa Acolher promove, por meio de profissionais habilitados, acolhimento, cuidado em saúde, apoio nutricional, higiene pessoal e emocional, de forma gratuita e voluntária, aos portadores de HIV/AIDS. Também oferece aos portadores (jovens e adultos) e seus acompanhantes, que realizam TFD (Tratamento fora do Domicílio), consultas, exames e internação prolongados. Espaço para estada, refeições, lazer, oficinas terapêuticas, escutas sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. Para mais informações sobre a Casa de Apoio Acolher entrar em contato pelo e-mail casaacolherma@hotmail.com ou pelo Instagram: casadeapoioacolher.
Mais informações sobre as ações do Dezembro Vermelho na Seção de Saúde, pelo telefone 2109 9382.