Seção de Saúde do TRT-MA realiza quarta edição da Campanha Carnaval Seguro
A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está realizando, pelo quarto ano consecutivo, a Campanha "Carnaval Seguro" voltada para alertar sobre a prevenção no período das folias carnavalescas e sobre a importância e necessidade do uso de preservativo, que é considerado pelo Ministério da Saúde o melhor meio de prevenção à AIDS e às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Segundo Rafaela David Brito Pinho, chefe da Seção de Saúde, a campanha consiste na distribuição de preservativos para magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e o público em geral, bem como na disseminação de orientações referentes à prevenção contra as DSTs. A distribuição de preservativos está sendo feita até sexta-feira (9/2), na Seção de Saúde, localizado no andar "L" ou sobreloja do TRT, e no Setor Médico, no 1º andar do Foro Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís. Também foram disponibilizados nas Portarias dos fóruns . As orientações são repassadas nas unidades de saúde.
Estatísticas: dados do Ministério da Saúde, coletados nos sites www.brasil.gov.br e www.aids.gov.br, mostram que 94% da população sabe que a camisinha é o modo mais eficiente de não contrair as DSTs e a AIDS. Mesmo assim, há muita resistência para uso do preservativo, especialmente entre os jovens. Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), mostra diminuição no uso regular do preservativo em pessoas incluídas na faixa etária de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais, que passou de 58,4% em 2004 para 56,6% em 2013, quanto com parceiros fixos, cujos percentuais passaram de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.
Mais informações sobre a campanha pelo telefone (98) 2109 9382.