Seção de Saúde realiza terceira etapa do Programa Vacinação em Dia nesta quinta-feira (2/10)
A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), vai realizar, na próxima quinta-feira (2 de outubro), das 9h às 12h e de 13h às 15h, na Seção de Saúde, localizada no andar “L”, do prédio-sede do Tribunal, mais uma campanha de vacinação voltada para imunização de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Dessa vez serão aplicadas doses de reforço de vacinas contra difteria e tétano, febre amarela e hepatite B.
Para tomar a dose da vacina, é necessária apresentação da carteira de vacinação, para registro das doses e aprazamento das próximas vacinas, mesmo para aqueles que já enviaram cópia da carteira à Seção de Saúde. Quem não tiver a carteira deve se informar na Seção de Saúde, pelo fone 2109 9382.
A atividade é a terceira etapa do Programa “Vacinação em Dia”, que consiste na disponibilização das vacinas necessárias para a atualização das carteiras dos magistrados e servidores, de acordo com o Calendário Básico de Vacina do Ministério da Saúde. Na primeira etapa, a Seção de Saúde fez o levantamento dos magistrados e servidores com carteira vacinal incompleta, quando foram identificadas as vacinas que faltavam.
Na etapa seguinte, realizada nos dias 23 e 24 de julho, respectivamente, na sede do Foro Astolfo Serra e no TRT, foram imunizadas as pessoas que tinham pendências nas carteiras, sendo vacinados 73 servidores, 10 terceirizados e dois estagiários, e aplicadas 131 doses, pois alguns servidores necessitaram tomar mais de uma vacina. A vacinação foi realizada por vacinadoras da Coordenação de Imunização de São Luís. Na oportunidade, a vacinação também foi para imunização contra gripe, além das doses das vacinas que serão repetidas nesta quinta-feira. Nesta terceira etapa, será feito o acompanhamento das doses de reforço e das vacinas com necessidade de dose anual.
De acordo com a enfermeira Teresinha de Jesus Barros de Sousa, servidora da Seção de Saúde responsável pela análise das carteiras de vacinas, atualmente o programa conta com 102 servidores cadastrados. E desses, 19.8% já estão com a carteira completa graças ao programa; os demais estão com a atualização em andamento.
Rafaela David Brito, chefe da Seção de Saúde, lembra que vacinação não é só para as crianças. Ela informou que o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de os adultos também manterem em dia a caderneta de vacinas, ressaltando que, a partir dos 20 anos, devem ser tomadas vacinas contra doenças como hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) e febre amarela. Para a Organização Mundial de Saúde, a vacinação é uma das intervenções de saúde pública com maior impacto na prevenção de doenças infecto contagiosas.
Ainda, conforme Rafaela, o Programa Vacinação em Dia integra o conjunto de medidas preventivas realizadas pela Seção de Saúde do TRT-MA.
Mais informações sobre as vacinas desta terceira etapa:
Difteria-Tétano (dT): indicada a partir dos 20 (vinte) anos de idade, gestantes, não gestantes, homens e idosos que não tiverem comprovação de vacinação anterior, devendo apresentar documentação com esquema incompleto para completar o esquema já iniciado; o intervalo mínimo entre as doses é de 30 (trinta) dias;
Febre amarela: adulto/idoso que resida ou que irá viajar para área endêmica (Estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos Estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos Estados: BA, ES e MG); em viagem para essas áreas, vacinar 10 (dez) dias antes da viagem e tomar o reforço a cada 10 anos;
Hepatite B: pessoas com até 49 anos que não tiverem comprovação de vacinação contra a doença.
Para saber mais sobre vacina, acesse o site da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e o Guia Prático de Vacinação Ocupacional - Anamt.