Secretário-geral da Presidência do TST elogia Ato Público pelo Trabalho Seguro em São Luís
O secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e um dos gestores nacionais do Programa Trabalho Seguro, juiz Rubens Curado Silveira, elogiou a realização do Ato Público pelo Trabalho Seguro em São Luís, que ocorreu na última sexta-feira (15), em São Luís, na sede da empresa Vale, no Bairro Anjo da Guarda.
Em mensagem encaminhada nesta quarta-feira, por email, aos demais gestores nacionais do Programa e aos gestores regionais de cada Tribunal Regional do Trabalho, ele afirmou que o penúltimo dos atos públicos programados para a atual gestão do TST, realizado na obra do Píer IV, que está sendo construído na área da Vale, teve ampla cobertura da imprensa e excelente organização. O magistrado parabenizou a instituição pela realização, em especial, à desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, presidente do TRT-MA, e ao juiz auxiliar da Presidência Manoel Lopes Veloso Sobrinho, gestores regionais do Programa Trabalho Seguro neste Tribunal.
Ato Público – Com a presença do presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen; da presidente do TRT-MA; do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; de desembargadores e magistrados da 1ª instância do TRT-MA; diretores da Vale, além de outras autoridades federais, estaduais, municipais, empresários e dirigentes sindicais, o Ato reuniu cerca de 3 mil trabalhadores.
O evento constituiu-se numa manhã de reflexão, de humor, de entretenimento, de ponderação e seriedade. Isto porque além da palestra e mensagens sobre segurança no trabalho, o evento também teve show do humorista João Cláudio Moreno que, durante sua apresentação, fez várias reflexões sobre o tema. A programação incluiu, ainda, apresentação do Boi Barrica, distribuição de prêmios, apresentação de vídeos educativos e assinatura de acordo de cooperação técnica entre o TST/CSJT-TRT16ª-Governo do Estado, tudo pela propagação da prevenção de acidentes no trabalho.
O Ato Público pelo Trabalho Seguro é uma ação do Programa Trabalho Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de iniciativa do TST e CSJT. Em São Luís, o evento foi organizado pelo TRT-MA e a Vale. O ato tem como objetivo a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no país.