SEDIHPOP informa sobre funcionamento da Central de Interpretação de Libras

quarta-feira, 30 de Março de 2016 - 7:41
Redator (a)
Suely Cavalcante

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) implantou, em São Luís, a Central de Interpretação de Libras (CIL) para o atendimento às pessoas surdas no serviço público. O funcionamento do novo serviço foi informado ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador James Magno Araújo Farias, por meio do Ofício Circular Nº 001/2016/SADPcD/SEDIHPOP.

No ofício, a secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz de Carvalho e Silva, informou que o serviço é prestado via internet ou presencial, na área de abrangência de São Luís e municípios da região metropolitana, e pode ser agendado, por pessoas surdas ou familiar, pelo telefone/WhatsApp (98) 99164-2445; Skype (centraldelibrasma.gov); E-mails: centraldelibrasma.gov@gmail.com e centraldelibrasma.gov@outlook.com e no endereço Avenida Jerônimo de Albuquerque, 1º andar, Edifício Clodomir Milet, Calhau.

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 19h, sendo considerados prioritários os atendimentos para marcação de consultas médicas; solicitação de emissão de documentos pessoais (CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, entre outros); cadastramento nos programas sociais governamentais; consulta de situação de benefícios; auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador (FGTS, seguro-desemprego, vagas de emprego no SINE, etc); apoio à realização de denúncias no Disque 100 e demais canais de denúncia.

Ainda, conforme o ofício, a Central de Intérpretes de Libras do Maranhão é uma ação do Plano Nacional Viver sem Limites, e foi pactuada com o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

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