Semana da Conciliação: VT de Estreito disponibiliza lanches aos jurisdicionados
quarta-feira, 1 de Dezembro de 2010 - 12:34
Redator (a)
Valquíria Santana
lanche é servido no saguão da VT
Reclamantes e reclamados aguardam horário de suas audiências
As audiências da Semana Nacional da Conciliação na Vara do Trabalho de Estreito, no sul do estado, estão ultrapassando o horário previsto inicialmente para encerramento, indo até a noite, como ocorreu no primeiro e segundo dias do evento (29 e 30). Como há mais de 11 horas diárias de atividades, a VT está disponibilizando lanches aos jurisdicionados, advogados, servidores e ao magistrado. Enquanto aguardam no saguão para as audiências, reclamantes e reclamados assistem a vídeos, programas da TV Justiça e ouvem músicas.
O juiz titular da Vara de Estreito, Bruno Motejunas, explica que mais uma vez aquela vara trabalhista renova, perante a comunidade de toda a sua área de jurisdição, a vocação conciliatória da VT e a prática de tratar bem o jurisdicionado e criar um clima de harmonia para facilitar a conciliação e a resolução mais rápida do processo.
O lanche, servido no saguão da VT, é adquirido com o dinheiro arrecadado de servidores e do juiz da vara trabalhista, explica o diretor de secretaria, Luiz Sales.
Conciliador - para agilizar as atividades da
Semana da Conciliação naquela VT que inclui na pauta cerca de 300 audiências para o período, o servidor Luis Roberto Almeida (analista judiciário), com a orientação do magistrado, atende na secretaria da VT previamente as partes que comparecem para as audiências e prepara a minuta do acordo, no caso de haver interesse dos jurisdicionados em conciliar.
São Luís - como as audiências no Fórum Astolfo Serra (sede das varas trabalhistas da capital) estão ocorrendo o dia todo, das 8h às 17h, ultrapassando esse horário em alguns casos, durante a Semana da Conciliação está sendo servido lanche e água às pessoas que vão ao local para as audiências.