Senac-MA oferece cursos gratuitos para combater o trabalho escravo e infantil em Codó

quarta-feira, 21 de Novembro de 2012 - 20:49

O Senac-MA iniciou, na manhã desta quarta-feira (21), as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos com foco em geração de renda, que serão relaizados no município de Codó, como parte das atividades do Projeto Caravana da Liberdade. A instituição pretende atender cerca de 150 pessoas de baixa renda, por meio de um trabalho consistente de combate ao trabalho escravo e infantil, fortemente presente na região.

Durante a caravana, que ocorre até esta quinta-feira (22), os visitantes, no estande do Senac, estão tendo a oportunidade de se inscrever nos cursos de “Cabeleireiro Assistente”, “Customização de Peças no Vestuário”, “Serígrafo”, “Artesão em Pintura em Tecido”, “Artesão em Fibras Naturais” e “Confeccionador de Bijuteria”, que deverão começar no dia 03 de dezembro.

De acordo com a gerente da Divisão Técnica do Senac-MA, Francilene do Rosário de Matos, a iniciativa  contribuirá, efetivamente, com a erradicação do trabalho escravo, pois irá capacitar a população de baixa renda da região. “Com a qualificação que essas pessoas terão por meio do Senac, elas poderão ficar na própria cidade e terão meios para gerar renda, sem precisar se deslocar em busca de emprego e acabar se rendendo ao trabalho escravo”, destacou.

Os cursos acontecerão na Associação Comercial e Agrícola de Codó e no Centro Tecnológico de Codó – CETECMA, nos turnos matutino (Serígrafo, Artesão em Fibras Naturais e Artesão em Pintura em Tecido), vespertino (Confeccionador de Bijuterias, Cabeleireiro Assistente) e noturno (Customização de Peças no Vestuário).

A professora Eudes Freitas acredita que a iniciativa do Senac de realizar os cursos na cidade é de grande importância para toda a população. “Pra mim será uma oportunidade de ter uma renda extra e para muita gente daqui, o Senac está proporcionando uma capacitação que vai servir para a vida toda”, declarou.

Para se inscrever em um dos cursos, os interessados devem procurar, até esta quinta-feira (22), o  CETECMA (bairro São Sebastião), portando documento de identidade, CPF e comprovante de residência (original e cópia), se dirigir ao estande do Senac/MA e preencher ficha de inscrição.

Redação: Andréa Barros (Assessoria de Comunicação do Senac-MA)

33 visualizações