Série Nossa Memória do TRT-16 registra o aniversário de 31 anos de instalação da Vara do Trabalho de Chapadinha
Hoje, a Vara do Trabalho de Chapadinha celebra com entusiasmo! Este dia 19 de março marca mais de três décadas de sua fundação, ocorrida em 1993. Desde o seu primeiro ano de funcionamento, a VT tem sido palco de inúmeros processos, tendo recebido 249 casos apenas no seu ano inaugural. Instituída pela Lei nº 7.729, de 16 de janeiro de 1989, a Vara do Trabalho de Chapadinha recebeu o nome de Fórum Antônio Alves de Araújo, em homenagem àquele destacado advogado (1927-1979) que, com sua militância, marcou sua trajetória na advocacia.
Para o juiz Manoel Joaquim Neto, titular da VT de Chapadinha desde junho/2022, “esses 31 anos de existência são, sem dúvida nenhuma, um marco na concretização de direitos fundamentais de trabalhadores e trabalhadoras” da jurisdição abrangida pela Vara Trabalhista. Atualmente, a Vara do Trabalho de Chapadinha experimenta um período de aumento significativo na quantidade de processos, impulsionado pelo crescimento econômico na região, especialmente, devido à expansão do agronegócio, com o cultivo de soja, arroz, milho e algodão. Especialistas até consideram aquela região como a “nova fronteira agrícola” do Estado do Maranhão e do MATOPIBA (acrônimo que denomina a região que se estende pelos territórios de quatro Estados do Brasil, formado com as primeiras sílabas dos nomes dessas unidades federativas: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
“Para execução de toda essa demanda, a VT Chapadinha conta com um corpo funcional de excelência, composto por servidoras e servidores comprometidos com o atendimento aos jurisdicionados e advogados, e com o cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ e pela Justiça do Trabalho. Parabéns a todas e todos que fazem parte da equipe funcional da Vara do Trabalho de Chapadinha! Parabéns à Vara do Trabalho de Chapadinha!”, comemora o juiz Manoel Joaquim.
Chapadinha - o Município de Chapadinha, inicialmente denominado povoado de Chapada das Mulatas, por conta da predominância das mulheres que lá viviam, teve entre seus primeiros habitantes indígenas Anapurus da Tribo Tupi. Economicamente, o Município se destaca no comércio, na indústria e na produção de soja, mas, originalmente, em seus primórdios, vivia à base do extrativismo de coco babaçu.
Vara do Trabalho de Chapadinha - a atual sede própria da VT foi inaugurada em 30 de janeiro de 2009 e fica localiza-se na Rua Juscelino Kubitschek, nº 755, Praça do Viva. O juiz titular é Manoel Joaquim Neto, o juiz substituto é José Felippe Rangel da Silva e o diretor de Secretaria é o servidor Rosiel Barbosa e Silva. A jurisdição daquela Vara Trabalhista abrange os Municípios de Chapadinha, Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos, Vargem Grande. O contato com a VT pode ser feito por meio do telefone fixo (98)2109-9444, do telefone celular (98)98404-5163, do e-mail vtchapad@trt16.jus.br e/ou do Balcão Virtual.
Série Nossa Memória - Iniciativa do Centro de Memória e Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), cujo objetivo é proporcionar às pessoas um passeio pelos principais acontecimentos da Justiça do Trabalho do Maranhão, como um resgate histórico pontual, e ao mesmo tempo fazer um convite para o acesso ao conteúdo do Portal da Memória do TRT-16.