Serviço de Comunicação do TRT abre 2º dia do Encontro de Diretores de Secretaria
terça-feira, 10 de Junho de 2008 - 13:10
Redator (a)
Wanda Cunha
Com a palestra “Potencializando a Comunicação nas Organizações Públicas”, a chefe do Serviço de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), jornalista Edvânia Kátia, abriu, nesta terça-feira (10), no Centro de Treinamento do Tribunal, na Areinha, o segundo dia do III Encontro de Diretores de Secretaria das Varas Trabalhistas. A jornalista falou sobre a importância do trabalho do Serviço de Comunicação para a instituição e como cada servidor pode contribuir para que esse trabalho seja potencializado.
Entre outros assuntos, Edvânia Kátia expôs os dez valores institucionais do Serviço de Comunicação do Tribunal. “Democratizar o acesso do cidadão à justiça; colaborar com os juízes e servidores, facilitar o trabalho da imprensa; primar pela excelência dos serviços e manter a ética no exercício profissional são alguns desses valores”, disse Edvânia. Em seguida, o consultor organizacional, orientador profissional e especialista em gestão de pessoas, Paulo Roberto dos Santos, deu continuidade ao Curso de Desenvolvimento Gerencial, iniciado ontem (09), com encerramento previsto para hoje. Participam do curso servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão, que exercem função de natureza gerencial.
“O Encontro é produtivo. Por meio dele, discutem-se muitos assuntos, uniformizam-se ações, trocam-se idéias. Principalmente para nós, que trabalhamos no interior e estamos distantes da administração, esses eventos contribuem consideravelmente para aproximar”, diz Stefânia Amorim Silveira, diretora da Vara do Trabalho de Açailândia. Segundo ela, os papéis do Serviço de Comunicação e da Biblioteca (Serviço de Documentação e Informação) são também importantes para elevar a informação entre o Tribunal e as varas trabalhistas da capital e do interior.
Ubiratan do Pindaré Almeida Sousa, diretor da 2ª VT de São Luís, destacou o caráter administrativo do Curso de Desenvolvimento Gerencial. “O curso nos dá uma nova visão de como encarar os problemas pertinentes às relações humanas, e o contato direto com outros diretores propicia a troca de idéias e de sugestões, de forma a contribuir para uma melhor prestação jurisdicional, visando à excelência dos serviços a que aspiramos”, finalizou. Já o diretor da VT de Timon, Mauro Heider Silva Ferreira, enfatizou que o curso permite que os diretores administrem melhor os conflitos internos das varas, as dificuldades de rendimento e de produtividade. “O curso demonstra ferramentas a serem utilizadas por nós, diretores, capazes de levar aos colegas um trabalho com mais motivação”, acrescentou Mauro.
Jucineide Jacintho, servidora lotada na Secretaria Administrativa de Capacitação, disse que o Encontro deveria ocorrer, no mínimo anualmente. Acrescentou que ele contribui para o desempenho dos que gerenciam os trabalhos do Tribunal e que a receptividade dos inscritos tem sido satisfatória. “Já há 40 inscritos para o curso de amanhã sobre Previdência Social no Serviço Público, destinado a diretores de Secretarias, magistrados e servidores, com uma lista de espera de 30 pessoas para nova turma”, acrescentou Jucineide. O curso vai ser ministrado pelo servidor José de Ribamar Chagas Júnior, diretor substituto de Pessoal do TRT-MA.
Na quinta-feira (12), a servidora Tatiana de Morais Lacerda, chefe do Setor de Execução Orçamentária da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) do TRT-MA, ministrará curso sobre uso do Cartão Corporativo, das 8h às 12h. O curso é destinado aos diretores de secretaria das VT´s do interior e demais servidores responsáveis por suprimento de fundos.
Na tarde do dia 12 e na sexta-feira (13), das 8h às 17h30, a programação é dirigida aos diretores de Secretaria das VT´s do interior. Em pauta, a automação do Boletim Estatístico e atualizações do SAPT1 (Sistema de Acompanhamento Processual em 1ª instância). As atividades serão realizadas no Laboratório de Informática (1º andar do prédio-sede do TRT) e terão como facilitadores os servidores Marcos Pires Costa, secretário substituto da Corregedoria do TRT, e Maria do Socorro Coimbra, responsável pela confecção do Boletim Estatístico da 6ª Vara do Trabalho de São Luís.