Serviço de Comunicação do TRT-MA tem nova estrutura

segunda-feira, 2 de Abril de 2012 - 9:30
Redator (a)
Wanda Cunha

O Tribunal Pleno, em sessão ordinária, e, por unanimidade de votos, aprovou a reestruturação do Serviço de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão que agora passa a se chamar Assessoria de Comunicação Social, com atribuições e competências redefinidas. A nova estrutura contemplou, além da Divisão de Imprensa, a criação da Divisão de Multimídia (Seção de Rádio e Seção de TV) e da Divisão de Comunicação Interna e Publicidade. A unidade também terá uma Divisão de Apoio Técnico. A medida consta da Resolução nº 30/2012.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, afirma que esta é uma conquista do setor e do próprio tribunal. “A reestruturação da assessoria de comunicação do TRT possibilita uma atuação mais estratégica da assessoria, a exemplo do que já ocorre em outros órgãos do Judiciário no país, além de ser importante para que o setor possa ter a infraestrutura necessária para avançar em áreas como rádio e TV, que é desejo desta administração”, afirmou a presidente.

No biênio 2012-2014, o desafio da Assessoria de Comunicação Social será ampliar os canais de divulgação com a implementação das redes sociais (facebook, twitter, youtube e flickr). Em seminário de planejamento realizado nos dias 8 e 9 de março, a equipe da assessoria avaliou o desempenho de 2011, mapeou as atribuições no setor com a distribuição de funções e atividades e elegeu as iniciativas estratégicas que serão apresentadas à Presidência para avaliação.

Cada setor criado terá atividades específicas. Caberá à Divisão de Imprensa da Assessoria o relacionamento com os profissionais da mídia, a edição de material impresso e cobertura jornalística nos campos institucional e judicial, sendo integrada pelas áreas de produção e de edição. Já a Divisão de Multimídia fará a produção de material audiovisual para as plataformas internas e externas, além da cobertura jornalística nos campos institucional e judicial.

A Divisão de Comunicação Interna e Publicidade cuidará do planejamento e da execução de projetos e campanhas voltados para os públicos interno e externo. Já à Divisão de Apoio Técnico caberá dar o suporte necessário à execução das atividades administrativas e técnicas específicas da assessoria.

As ações de Comunicação Social serão desenvolvidas e executadas para dar amplo conhecimento à sociedade das políticas públicas e programas da instituição; divulgar, de forma sistemática, em linguagem acessível e didática, os direitos do cidadão e os serviços colocados à sua disposição pelo Judiciário Trabalhista; estimular a participação da sociedade no debate e na formulação de políticas públicas que envolvam os seus direitos.

Também são atividades que competem à assessoria disseminar informações corretas sobre assuntos que sejam de interesse público para os diferentes segmentos sociais e que envolvam as ações do Judiciário Trabalhista; promover o Regional junto à sociedade de modo a conscientizá-la sobre a missão exercida pela magistratura, em todos os seus níveis, otimizando a visão crítica dos cidadãos a respeito da importância da Justiça como instrumento da garantia dos seus direitos e da paz social.

Segundo a chefa da assessoria, a jornalista Edvânia Kátia, a grande conquista é que a unidade passa a planejar e executar uma política de comunicação com uma visão sistêmica e global, com foco nos públicos interno e externos, atuando nas áreas de imprensa, Relações Públicas, Publicidade, Comunicação Digital, Rádio e TV. Também vai atuar conjuntamente, por meio do Sistema Integrado de Comunicação da Justiça, para a garantia da Política de Comunicação do Poder Judiciário.

 

7 visualizações