Serviços do TRT-MA têm avaliação positiva em pesquisa de satisfação

quarta-feira, 16 de Novembro de 2022 - 11:11
Redator (a)
Gisélia Castro

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) obteve avaliação positiva das pessoas que utilizam os serviços da Justiça do Trabalho no Maranhão. É o que demonstra o resultado da Pesquisa de Satisfação do TRT 16ª Região (MA) – 2022 realizada no período de 17 de outubro a 4 de novembro.
O atendimento prestado pelo corpo funcional das unidades avaliadas atingiu 68% de satisfação do público. Ao todo, 44 pessoas responderam o formulário eletrônico disponibilizado no site do Tribunal. Desse total, 61% são profissionais da advocacia e 25% são cidadãs e cidadãos. De acordo com os dados, 70% do público participante utiliza com elevada frequência os serviços do Tribunal.
As informações do Portal TRT16 pontuaram 72,7% de satisfação, seguidas da avaliação positiva sobre horários, audiências e sessões que registraram índice de 70,45% de satisfação. Por outro lado, o tempo de tramitação do processo na Justiça do Trabalho da 16ª Região alcançou o índice de 58,6% de satisfação. 
O público que avaliou a Justiça do Trabalho da 16ª Região recorre, principalmente, ao atendimento presencial, telefone e site TRT16 para acesso aos serviços e informações, o que corresponde a 38,6% para cada formato de atendimento. Em seguida, estão na preferência o balcão virtual (29,5%) e o email (25%).
Na pesquisa, o coletivo participante escolheu analisar os serviços de nove varas do trabalho, além de gabinetes de desembargadores, Portaria do TRT, Coordenadoria de Precatórios, Protocolo/Distribuição do Tribunal, Secretaria de Gestão de Pessoas e o Setor de PJe. Na primeira instância, a avaliação no atendimento concentrou mais respostas nas VT de Balsas (20,5%), VT de Pedreiras (20,5%), VT de Bacabal (11,4%) e 2ª VT de São Luís (6,8%).
Houve ainda comentários que merecem a atenção do Tribunal para que haja investimentos na melhoria da prestação de serviços em varas do trabalho da capital, no atendimento do balcão virtual, além da necessidade de ampliar o quantitativo de servidoras e de servidores públicos, criação de novas VTs e melhorar o acesso aos precatórios. Entre os elogios foi registrado que “sabemos dos desafios de todas as Justiças, em todas as instâncias e esferas, muitos processos e servidores de menos. Entretanto, no TRT16, como advogado reconheço que o tempo de resposta aos inúmeros processos existentes é muito bom, considerando que existem limites dos prazos processuais a se cumprirem”.
Serviços de Comunicação
Os serviços de comunicação também foram bem avaliados. A divulgação de notícias por meio do site institucional e das redes sociais atingiu 68% de satisfação; os canais de comunicação foram considerados adequados (65,9%), assim como os canais de divulgação foram classificados como acessíveis para pessoas com deficiência (61%).
A satisfação também foi registrada com os canais de atendimento da Central de Tecnologia da Informação (TI). O atendimento, orientação, informações e tempo de atendimento atingiram nota máxima na pesquisa.
A pesquisa foi elaborada pela Divisão de Assessoria de Comunicação Social em parceria com a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, com base em modelo de pesquisa compartilhado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segue as diretrizes do Plano Estratégico do TRT 16 para o período 2021-2026, estando alinhada diretamente ao cumprimento da Meta 1, que é avaliar o nível de satisfação da imagem do Poder Judiciário perante a sociedade e jurisdicionados. 
 

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