Servidor da VT de Caxias põe em prática conhecimento adquirido em treinamento de combate a incêndio
Eliomar Carvalho Vaz Filho estava na secretaria da vara, quando sentiu um cheiro de queimado. Olhou para a caixa de distribuição de interruptores e percebeu que se tratava de um princípio de incêndio. Na secretaria, havia extintores de água e de dióxido de carbono. Eliomar optou pelo uso do extintor de dióxido de carbono. “Água não combina com eletricidade. Água é um bom condutor de energia. Foi o que aprendi no treinamento promovido pelo Tribunal”, disse Eliomar.
O episódio ocorreu na Vara do Trabalho de Caxias, na quinta-feira, dia 07 de janeiro, por volta das 13 horas. Depois que Eliomar Filho evitou o incêndio, o corpo de bombeiro foi acionado, mas não foi necessária a perícia, já que o servidor havia tomado a medida certa. “O treinamento de combate a incêndio contribuiu para que eu perdesse o medo de resolver problemas de incêndio e de pegar em extintores”, confessou.
O treinamento foi aplicado pelo TRT-MA em meados do ano passado, como ação estratégica da Justiça do Trabalho, nas unidades da capital e nas sede das varas do trabalho do interior do estado. O curso teve como objetivo orientar magistrados, servidores, terceirizados e estagiários das unidades judiciárias do TRT-MA para o uso correto dos agentes extintores de acordo com o tipo de incêndio, conscientizando-os da importância do aprendizado e aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações de risco e sinistro.
Além de aula prática sobre manuseio de três tipos de extintores, houve, ainda, durante o treinamento, apresentação de vídeo de combate a incêndio e palestra sobre ações em caso de sinistro. “Talvez, se eu não tivesse feito esse curso, não saberia nem como pegar no extintor e não teria a iniciativa pra fazer o que fiz. Com certeza eu teria esperado que outra pessoa o fizesse”, arrematou Eliomar Filho.
Os treinamentos foram ministrados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Henrique José Couto Neto, chefe do Setor de Portaria e Segurança do TRT-MA, e Luís de Moura Silva Filho.
A ação foi realizada de acordo com a legislação vigente, e obedece, especialmente, ao que determina a Norma Regulamentadora nº 23, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sobre a adoção de medidas de prevenção de incêndios. Na VT de Caxias, a realização do treinamento ocorreu no dia 06 de junho do ano passado, do qual participaram todos os servidores daquela unidade.
Trabalho Seguro - O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão abraça o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.