Servidor da VT de Pedreiras ministra curso sobre PJe-Calc para advogados do município

quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 - 13:08
Redator (a)
Suely Cavalcante
Servidor Francisco (camisa marrom) com os advogados que participaram do curso

O servidor Francisco Ramiro Brito da Silva, calculista da Vara do Trabalho de Pedreiras, ministrou, na manhã da última quarta-feira (4/12), Na Faculdade de Educação São Francisco (FAESF), um curso sobre Operacionalização do Sistema de Cálculo Trabalhista do Processo Judicial Eletrônico (PJe-Calc) para advogados da Subseção da OAB de Pedreiras. O curso foi solicitado pelo presidente da Subseção da OAB do município, advogado Eduardo Ferro, e realizado pela OAB-MA, através da Escola Superior de Advocacia (ESA), e em parceria com Subseção e a Vara do Trabalho de Pedreiras. Francisco Ramiro é bacharel em ciências contábeis, com especialização em Direito do Trabalho.
Segundo Eduardo Ferro, a ideia do curso surgiu, primeiro, da necessidade de o advogado conhecer o sistema PJe-Calc. A partir desse interesse, foi feita a proposta para que a capacitação fosse ministrada pelo servidor da Justiça do Trabalho, que foi imediatamente aceita pelo servidor Francisco Ramiro e pelo juiz titular da VT, Leonardo Henrique Ferreira. “Essas parcerias institucionais só demonstram a preocupação com a qualificação dos operadores do Direito. A OAB agradece à Vara do Trabalho pela disponibilização do servidor, que aceitou o desafio de ministrar a aula mostrando as principais ferramentas do sistema aos advogados (as) que estiveram no curso”, agradeceu.
Francisco Ramiro disse que apoiou a ideia do curso desde o início, quando o juiz Leonardo falou sobre o interesse da OAB local em realizar o treinamento, pela importância do tema. Para Francisco, “o PJe-Calc é uma realidade/necessidade para os advogados. Logo, é de suma importância que eles detenham conhecimento para trabalhar na plataforma”. Ele disse também que os advogados gostaram muito do curso, conforme informado pelo presidente Eduardo Ferro, que chegou a questionar se haverá outro curso em 2020, desta vez para os advogados que não puderam participar desta turma.
PJe-Calc - desenvolvido pelo TRT 8ª Região (PA), o PJe-Calc foi nacionalizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e padroniza na Justiça do Trabalho a elaboração de cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças. Mais ágil e com mais funcionalidades, o PJe- Calc se integra ao PJe- Calc Cidadão, uma ferramenta que permite aos advogados, peritos e demais interessados apresentarem cálculos trabalhistas a serem submetidos à análise da Justiça do Trabalho. Nesse caso, o próprio usuário passa a alimentar o sistema, cabendo às unidades judiciárias verificar se os cálculos apresentados estão de acordo com a sentença trabalhista. 
A utilização do PJe-Calc nas Varas do Trabalho e nas unidades judiciárias da segunda instância da Justiça do Trabalho no Maranhão foi normatizada pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, por meio do Ato Regulamentar do Gabinete da Presidência nº 06/2018.  
Com foto da Subseção OAB de Pedreiras.

126 visualizações