Servidor do TRT-MA apresenta trabalho no Seminário Justiça em Números
Com o trabalho “Indicadores Estatísticos: analise de desempenho como ferramenta de gestão”, o servidor Marcos Antônio de Souza Silva, chefe da Seção de Gestão de Indicadores e Estatística do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), participará do V Seminário Justiça em Números, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 deste mês, em Brasília.
O evento reunirá conselheiros do CNJ e juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria Nacional de Justiça; representantes dos Tribunais Superiores, das Justiças Estadual, Federal, do Trabalho, Militar e Eleitoral; e do Conselho da Justiça Federal e Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
O seminário Justiça em Números tem como objetivos sensibilizar sobre a importância dos dados estatísticos como instrumentos de planejamento, gestão e avaliação de desempenho; apresentar e debater os dados do relatório de 2012; aumentar o nível de conhecimento de sistemas estatísticos judiciários nacionais e internacionais e seus principais indicadores; favorecer o intercâmbio, o debate e a troca de experiências perante usuários de dados estatísticos e correlacionar a busca por dados estatísticos com a ideia de transparência e publicidade.
Segundo Marcos Antônio de Souza, o estudo que apresentará visa à padronização da metodologia utilizada para calcular as taxas de cumprimentos das metas do Judiciário. Ele explica que o objetivo da pesquisa é desenvolver uma fórmula matemática baseada na análise de indicadores mais precisos para ser utilizada em todos os tribunais, fazendo com que os resultados dos mapas estratégicos dos tribunais sejam mais próximos da realidade. “Hoje, acontece de um órgão cumprir 90% de uma meta e outro atingir 100%, e ambos aparecem com o mesmo grau de cumprimento no mapa estratégico”, disse.
Vinte e sete trabalhos serão apresentados durante o evento. Eles foram elaborados por especialistas, professores e estudantes e tratam dos desafios enfrentados pelo Poder Judiciário para o aprimoramento dos serviços da Justiça. As dissertações abordam temas como Gestão Judiciária; Administração Pública e Poder Judiciário; Direito, desenvolvimento e Economia; Acesso à Justiça, formas alternativas de resolução de conflitos; Políticas públicas e Poder Judiciário; e Métodos e técnicas de pesquisa no Direito.
Marcos Antônio de Souza é analista judiciário do TRT-MA, graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (UNB), estudante de Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especializando em Estatística, pela Universidade Estadual do Maranhão. Atua na Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística do TRT-MA.
Com informações do CNJ e Assessoria de Comunicação do TRT-MA