Servidora do TRT-MA é homenageada no Conbrascom

sexta-feira, 17 de Junho de 2016 - 14:39
Redator (a)
Edvânia Kátia
Revisor (a)
Gisélia Castro
Servidora Edvânia Kátia

A chefe do Centro de Memória e Cultura (Cemoc) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), servidora Edvânia Kátia Sousa Silva, será homenageada pelo XII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), que acontece em Belém, na quinta e sexta-feira (16 e 17/06). 
A homenagem é o reconhecimento da servidora como idealizadora e primeira presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, e também por ter concebido o projeto do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, do qual foi coordenadora por cinco anos consecutivos. Este ano, o prêmio completou sua 14ª edição. 
O congresso reúne anualmente os assessores de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias de todo o país, Este ano, também participam, como representantes do TRT da 16ª Região, a chefe da Seção de Comunicação Rosemary Rocha Araújo e o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Marcelo José Fiuza de Mello Mizerani. O prêmio Conbrascom é um reconhecimento público às melhores iniciativas de comunicação realizadas pelos Tribunais e órgãos do MP, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e outros órgãos do sistema judicial.
O Fórum nasceu do I Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público, realizado em São Luís, no ano de 2000, pelas assessorias de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho e Procuradoria Geral de Justiça, tendo sido criado um Fórum Permanente de Debates. Em 2001, em Belo Horizonte, os assessores deliberaram por criar a entidade, o que veio a ocorrer no ano seguinte, em Maceió, quando foi oficializada a criação do FNCJ e eleita a sua primeira diretoria. No ano seguinte, em 2003, quando da realização do IV Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e MP, em Curitiba, foi realizada a primeira solenidade do Prêmio Nacional de Comunicação & Justiça. Em 2005, em Natal, o encontrou foi transformado em Congresso, chegando em 2016 à sua 12º edição. De encontro, passando a congresso, o evento existe desde 2000, completando em 2016 seus 16 anos. 
Atuação - Edvânia Kátia é jornalista, formada pela Universidade Federal do Maranhão (1993), com especialização em assessoria de imprensa pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na assessoria de comunicação do TRT-MA entre os anos de 1994-2012 e atualmente responde pela chefia do Centro de Memória e Cultura do TRT. É autora do livro a Comunicação na Justiça (2009) e responsável pela pesquisa do Perfil das Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário. Ex-presidente da Associação Maranhense de Imprensa (2002-2004) e primeira mulher maranhense a integrar a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas.
 

19 visualizações