Servidora do TRT-MA vai ser homenageada em evento do Memojutra
A servidora Edvânia Kátia Sousa Silva, chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc), vai ser homenageada no dia 28 de setembro deste ano, durante programação da reunião ordinária do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra) e do IX Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, que serão realizados no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), de 26 a 28 deste mês.
A servidora foi uma das indicadas para receber a homenagem de mérito “Prêmio Memojutra”, categoria pessoa física, que é concedido a magistrados e servidores que se distinguem pelo trabalho em prol do engrandecimento da eficiente Gestão Documental e Preservação da Memória da Justiça Trabalhista.
Ao comunicar a servidora sobre a homenagem, a presidente do Memojutra, juíza Denise Marsico do Couto, cumprimentou Edvânia pelo “magnífico trabalho junto à Gestão Documental e Memória da Justiça do Trabalho, que incessantemente busca a preservação dos autos judiciais e documentos institucionais administrativos, possibilitando assim a conservação de preciosos registros de fatos e circunstâncias que fizeram e fazem o cotidiano da Justiça Trabalhista, a fim de promover as experiências do presente e contribuir para construção de novos horizontes no futuro”.
A presidente também a parabenizou pela prática do resgate da memória histórica da Justiça do Trabalho, pela atuação em projeto de interesse do Memojutra, levantamento e diagnóstico da situação dos arquivos e memoriais da Justiça Trabalhista, entre outros.
A presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, autorizou o registro nos assentamentos funcionais da servidora, incluindo todos os elogios relacionados no convite enviado à homenageada.
O servidor José Antônio Abreu Gomes, chefe do Setor de Arquivo do TRT-MA, também participará dos eventos.
Memojutra - Fundado em 2006, ao final do II Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA) foi criado com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho, contribuindo para a preservação dos museológicos e a gestão documental. Também busca incentivar a organização de Memoriais da Justiça do Trabalho em cada um dos Regionais que ainda não o possuam.
Perfil - Edvânia Kátia é jornalista e ingressou no Judiciário Trabalhista maranhense em 1992. Apresentou projeto e participou ativamente da implantação da Assessoria de Comunicação Social do TRT-MA, tendo também se destacado no movimento nacional em defesa da democratização do Judiciário, sendo fundadora e primeira presidente do Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ), entidade que congrega todas as assessorias de comunicação do Judiciário, Ministério Público e afins. Em 2017, recebeu do FNCJ condecoração pelos serviços prestados na área da comunicação. Atualmente Edvânia Kátia é diretora do Memojutra.
Demais homenageados - Também serão homenageados, na Categoria "Instituição", o TRT2-SP e o TRT9-PR. Na Categoria "Pessoa Física", além de Edvânia Kátia, receberão a homenagem Maria Cristina Diniz Caixeta (juíza do TRT3-MG) e Márcio Dionisio Gapski (desembargador aposentado do TRT9-PR).
Com informações do Memojutra e do CEMOC.