Servidoras do MPE conhecem o Programa de Gestão por Competência do TRT-MA
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) recebeu, nesta terça-feira (14), a visita de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), para conhecer o Programa Gestão por Competência, que está sendo implantado desde o ano passado na Justiça do Trabalho do Maranhão.
A coordenadora de Gestão de Pessoas, Ivoneide Queiroz, e a servidora Aline Almeida, ambas do MPE, foram recebidas pelo coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), Ciro Ibiapina Cardoso, e pela servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira, responsável pela implantação da Gestão por Competência no Regional XVI. O coordenador e a servidora compõem a Comissão para a Implantação da Gestão por Competência no TRT 16ª Região, designada pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 354/2014. A Comissão conta, ainda, com a participação dos desembargadores Luiz Cosmo da silva Júnior e James Magno Araújo Farias, respectivamente, presidente e vice-presidente do TRT-MA.
Na reunião, Ciro Ibiapina falou do apoio que a administração deu para a implantação da gestão por competência e Rosely Ribeiro explicou como foi a implantação e o desenvolvimento do programa no âmbito do TRT-MA. Ela também informou acerca das ações relativas ao Programa que vêm sendo desenvolvidas no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e nos 24 Tribunais do Trabalho do país.
A gestão por competência foi implantada na Justiça do Trabalho do Maranhão para alinhar o TRT16 à Política Nacional de Gestão por Competência orientada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da Resolução nº 92/2012. A Resolução preconiza o mapeamento e avaliação de competências para fundamentar um programa de capacitação para os gestores, de forma a contribuir para a melhoria da performance desses servidores, dos resultados das equipes e, portanto, da organização.
O Programa iniciou com o mapeamento das competências gerenciais, utilizando a metodologia de oficinas com os gestores. Como resultado das oficinas, foi elaborada a matriz de competências gerenciais, que contempla os temas: Relacionamento Interpessoal; Gestão de Pessoas e Liderança; Gestão Administrativa; Comunicação; e Aprendizagem Contínua.
A segunda etapa consistiu na avaliação das competências, realizada pelo próprio gestor e pela chefia imediata. Concluído o mapeamento e a avaliação das competências, foi possível elaborar o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Ambos serão implementados no segundo semestre deste ano.
Ao final da reunião, as servidoras do MPE mostraram-se animadas com o desenvolvimento do modelo de Gestão por Competências em desenvolvimento no TRT-MA e planejam outra visita.
Com informações e fotos da Comissão para a Implantação da Gestão por Competência no TRT 16ª Região.