Servidores aprovam cursos ministrados na Semana de Extensão em Caxias
Relevância e atualidade. Essas foram palavras de avaliação feita pelos servidores que participaram da programação de formação continuada na Semana de Extensão EJUD16 em Caxias, promovida pela Escola Judicial no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no período de 16 a 19 de abril.
O envolvimento da turma foi tão proveitoso que os alunos decidiram utilizar parte do intervalo para aprender mais. Foi o que aconteceu na aula de Português Jurídico para minutas de despachos e sentença ministrada pela juíza substituta do trabalho Élbia Lídice Spenser Dowsley. "Os servidores preferiram permanecer em sala, durante parte do intervalo para almoço, para concluirmos a correção coletiva dos exercícios", conta a juíza.
Ela recorreu às peças jurídicas retiradas do acervo de processos da Justiça do Trabalho no Maranhão. Partindo das experiências do local de trabalho e das dúvidas suscitadas pela turma, a juíza apresentou as regras gramaticais para a produção de textos jurídicos. No programa didático constaram os temas formação e uso da crase, utilização das regras básicas de concordância verbal e pontuação. Desse modo, a magistrada espera ter contribuído para aprimorar a redação de minutas, despachos e sentenças nas atividades realizadas pelos servidores.
Além de Português Jurídico, os servidores de Caxias tiveram aulas com o juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Sérgio Mont'Alverne Frota sobre Reforma Trabalhista – aspectos materiais. De acordo com o magistrado, "o debate acerca da polêmica Reforma Trabalhista, neste instante, é imprescindível para todos nós, juízes e servidores. Fundamental para a boa prestação jurisdicional”, disse ao louvar a iniciativa do TRT-MA e da EJUD16 por realizar um programa de capacitação que abrange tanto os servidores da capital quanto os que trabalham nas demais Varas Trabalhistas localizadas no Maranhão.
A programação, tal qual a Semana de Extensão em Imperatriz, incluiu os temas Reforma Trabalhista – aspectos processuais com a juíza Gabrielle Boumann e Direito Coletivo do Trabalho com a juíza Theanna de Alencar Borges.
A diretora da EJUD16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, esteve presente no segundo dia da Semana de Extensão de Caxias para acompanhar o andamento da capacitação. Na ocasião, ela conversou com os participantes e coletou sugestões apresentadas pelo grupo. A abertura da Semana de Extensão foi feita pelo coordenador da EJUD16, juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior.
Com carga horária de 30h, os cursos foram destinados aos servidores das Varas de Caxias, Presidente Dutra, Timon, Barra do Corda e São João dos Patos.
Veja o que disseram alguns servidores sobre a Semana de Extensão em Caxias:
"A Semana de Extensão foi extremamente proveitosa, haja vista ter tratado de assuntos atuais e extremamente relevantes para o escorreito exercício das atribuições do cargo".
Tiago Moura Oliveira Reis, analista judiciário, VT de Presidente Dutra
"O curso superou as expectativas. As matérias abordadas são atuais e úteis para o desempenho das nossas atividades. Queríamos agradecer e parabenizar a EJUD pela iniciativa da realização da V Semana de Extensão, inclusive com a participação dos servidores do interior, bem como deixar registrado nossos elogios pela excelência dos professores".
Stefânia Amorim Silveira, diretora de Secretaria da VT de Barra do Corda