Servidores da JT-MA participam de treinamento para implantação do PJe-JT

quarta-feira, 28 de Novembro de 2012 - 15:19
Servidores são capacitados para utilizar PJe-JT
Gutemberg Júnior (TRT-MS) ministra treinamento sobre PJe-JT

Servidores das Varas do Trabalho (VT’s) dos municípios maranhenses de Barreirinhas, Chapadinha e Presidente Dutra estão sendo capacitados para a utilização do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), que será instalado no dia 10 de dezembro deste ano, inicialmente, no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e na VT de Barreirinhas. Nos dias 12 e 14, o PJe-JT será instalado nas Varas de Chapadinha e Presidente Dutra, respectivamente. O treinamento está sendo ministrado pelo diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Ponta Porã (TRT-MS), Gutemberg Ferreira de Vargas Júnior, no Laboratório de Informática do Fórum Astolfo Serra (sede das VT’s de São Luís) desde segunda-feira (26) e prossegue até sexta-feira (30), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
Segundo Gutemberg Júnior, no treinamento os servidores conhecem a metodologia para utilização do PJe-JT. A teoria e a prática mostram os procedimentos e ferramentas usados no processo eletrônico. Para Gutemberg, o PJe-JT vai dar mais celeridade ao andamento processual na Justiça do Trabalho no estado, e vai facilitar o trabalho dos advogados, uma vez que melhora o acompanhamento processual, entre outros benefícios. “A informatização dos processos é um divisor de águas, uma quebra de paradigmas. Uma mudança de cultura”, enfatizou.

Carlos Simeão Silva Santos, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Barreirinhas, acredita que com a implantação do PJe-JT a prestação jurisdicional vai melhorar consideravelmente, tendo em vista que o processo eletrônico vai agilizar a tramitação processual, especialmente pelas ferramentas embutidas nele que o diferenciam do processo físico. “Os servidores estão imbuídos da melhor boa vontade para o PJe dar certo, mas o sucesso depende também de todos os envolvidos no processo”, afirmou.

Carlos Simeão explicou que os advogados já foram informados de que precisam habilitar-se, isto é, fazer a certificação digital para acessar o sistema, e informou que será realizado um treinamento intensivo para capacitá-los a utilizar o PJe-JT.

Magistrados - A juíza titular da Vara do Trabalho de Ponta Porã, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), Kelly Cristina Monteiro, está ministrando o treinamento sobre PJe-JT para magistrados e assessores, nesta quarta-feira (28) e na quinta. O treinamento está ocorrendo no Laboratório de Informática da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), no 1º andar do edifício-sede (Areinha), das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

O Sistema de Processo Judicial Eletrônico é originário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os módulos utilizados na Justiça do Trabalho estão sendo aperfeiçoados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunais Regionais do Trabalho.

 

11 visualizações