Servidores do FAS participam de oficina de revisão do planejamento estratégico

quarta-feira, 18 de Junho de 2014 - 11:44
Redator (a)
Suely Cavalcante
Servidores do FAS apresentaram sugestões para o planejamento estratégico 2015-2020

Os servidores do Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, tiveram a oportunidade de colaborar com a construção do novo mapa estratégico 2015-2020 do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região durante a oficina de Revisão do Planejamento Estratégico do TRT-MA realizada no auditório do FAS, no dia 10 deste mês. A construção do mapa estratégico tem como base o princípio de Planejamento Estratégico Participativo, com utilização do modelo de Balanced Scorecard (BSC), que é uma metodologia de medição e gestão de desempenho do planejamento estratégico. A oficina foi ministrada pelos servidores da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do TRT-MA Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador da CGEEP; Aline Cristina Sales Lobato e Ângela de Carvalho Craveiro.

Inicialmente, os instrutores fizeram uma explanação teórica sobre o planejamento estratégico, com foco nos macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2015-2020. Na etapa seguinte, os servidores responderam a um questionário simplificado de clima organizacional, como forma de estimular as discussões. Em seguida, construíram a matriz SWOT, que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A atividade foi antecedida de debate que possibilitou a visualização de situações de convergência e divergência de opiniões, tendo em vista a presença de servidores de unidades distintas.

Na sequência, os servidores definiram a missão, visão de futuro, valores, temas e objetivos estratégicos. “Pacificar as relações de trabalho” foi a Missão definida por eles. A Visão sugerida foi “Ser um tribunal que garanta o acesso à Justiça, com excelência na prestação jurisdicional e alto índice de satisfação interna”; e os Valores definidos foram “Envolvimento, Excelência, Ética, Objetividade, Proatividade e Comunicação”.

Os temas e objetivos estratégicos propostos pelos servidores do FAS foram os seguintes:

Temas:                                                   Objetivos:

Processo Judicial                        Priorizar o processo judicial eletrônico
Gestão de Pessoas                    Desenvolver ações voltadas à promoção da qualidade de vida
Gestão de Pessoas                    Formar um quadro estável de servidores
Política Institucional                   Desenvolver ações de preservação e difusão do patrimônio material e imaterial.

Participaram da oficina os servidores Denise Moreira Reis, Josemary Ribeiro de Jesus (1ª Vara do Trabalho de São Luís); Carlos Simeão Silva Santos, diretor de secretaria da 3ª VT de São Luís; Maurício Pereira Maia (4ª VT de São Luís); Gustavo Lima Martins e Maria Gabriela Landivar de Figueiredo (5ª Vara do Trabalho de São Luís); Flavio Vietta Filho e Natália Bragança Basileu (6ª Vara do Trabalho de São Luís); Edvânia Kátia Sousa Silva, chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc) e Raimunda Nonata Araújo Teixeira (Seção de Biblioteca e Gestão Documental).

Oficinas - as oficinas de Revisão do Planejamento Estratégico serão realizadas até 24 de julho deste ano, em todas as varas do trabalho da capital e interior do Maranhão. O objetivo é coletar informações e sugestões para construção do novo mapa estratégico 2015-2020 do TRT-MA. As oficinas têm como objetivos específicos apresentar os macrodesafios do Poder Judiciário; alinhar a unidade aos macrodesafios do Poder Judiciário e aos desafios do Planejamento Estratégico em construção no Tribunal; analisar o ambiente interno; reconhecer a importância de cada unidade para o alcance das metas; identificar/apontar missão, visão e valores; sugerir temas, iniciativas e objetivos estratégicos para o TRT. A próxima oficina está prevista para o dia 30 deste mês, nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Imperatriz.

6 visualizações