Servidores do TRT-MA ministram palestras no I Seminário Informação e Documentação Jurídicas do Maranhão
Os servidores Danilo Lauande Franco, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), e Raimunda Nonata Araújo Teixeira, chefe Seção de Biblioteca e Gestão Documental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), serão palestrantes no I Seminário Informação e Documentação Jurídicas do Maranhão. Nonata vai ser uma das expositoras da mesa-redonda “Gestão Documental em Arquivos e Centros de Memórias Judiciais”, que será realizada no dia 23 de junho, às 9h, na programação do segundo dia do seminário. Danilo vai participar da mesa-redonda “Segurança da Informação Jurídica em Meios Eletrônicos”, prevista para o dia 24/6, a partir das 9h. As servidoras Edvânia Kátia Sousa Silva, chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), e Mary Rose Viana Machado, lotada na Seção de Biblioteca e Gestão Documental, também participarão do evento.
Com realização do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Conselho Regional de Biblioteconomia da 13ª Região (MA), e apoio da Seção de Biblioteca e Gestão Documental do TRT-MA, o evento vai ser realizado de 22 a 26 de junho, no Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais da UFMA. O evento tem como objetivo congregar os profissionais que atuam nas áreas de informação e documentação jurídicas; promover discussão de temas e questões relevantes e uma comunicação mais interativa, além de incentivar o intercâmbio de experiências numa perspectiva multidisciplinar.
Segundo Nonata, o evento é pioneiro em São Luís. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para reunir bibliotecários, arquivistas, historiadores, tecnólogos da informação e áreas correlatas, pois haverá discussões e debates em torno de temas e questões relacionadas às áreas de informação e documentação jurídicas. O ponto alto também é que na ocasião será criado o Grupo de Trabalho, Estudo e Pesquisa em Informação e Documentação Jurídicas do Maranhão (GIDJur/MA), numa perspectiva multidisciplinar”, destacou.
Programação - na segunda-feira (22), pela manhã, na abertura do evento, a mesa-redonda terá como tema “A Lei de Acesso à Informação no âmbito do Poder Judiciário. Nas tardes dos dias 22 a 25/6 e durante o dia 26, a professora doutora Graça Simões, da Universidade de Coimbra (Portugal), vai ministrar o curso “Fundamentos teórico-metodológicos para a construção de uma linguagem controlada na área jurídica”, no Auditório do Centro de Ciências Sociais, Bloco E, 2º andar.
Com informações da Seção de Biblioteca e Gestão Documental.