Servidores do TRT-MA recebem treinamento para utilizar sistema de gestão estratégica

quarta-feira, 24 de Outubro de 2012 - 13:38

Servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) receberam esta semana treinamento para implantação do sistema de acompanhamento de gestão estratégica (SIGEST). O treinamento foi ministrado pelo consultor Ricardo Rezende de Oliveira, que ficará no tribunal até sexta-feira (26) para validação de dados com a Secretaria de Gestão Estratégica.
O sistema, desenvolvido pela empresa STRATEC, está sendo implantado em toda a Justiça do Trabalho, com o objetivo de sistematizar o planejamento estratégico das unidades de tribunal.

Ricardo Rezende falou sobre a funcionalidade do sistema e disse que com essa ferramenta os usuários poderão ter acesso, por meio da internet, aos componentes da gestão estratégica e consultar os mapas estratégicos, com seus objetivos, além de consultar indicadores, projetos e planos de ação. “Teremos usuários que serão os administradores do sistema. No caso do TRT-MA, a Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística será o administrador do sistema e essa área dará permissão aos usuários finais no tribunal, de acordo com suas responsabilidades no planejamento estratégico”, explicou o consultor.

Além de agilizar o acesso aos dados estratégicos, o sistema possibilita a criação de relatórios, apresentações para a RAE (Reunião de Análise Estratégica), criação de painéis de bordo e gráficos de indicadores.

“A ferramenta permitirá que o tribunal tenha uma base de dados, projetos e ações associados ao planejamento, fazendo com que esses projetos sejam acompanhados pelos seus patrocinadores e gerentes, contribuindo para tomada de decisão no âmbito do tribunal”, explicou a servidora Adrienne Garcia, da seção de Gestão de Projetos da Secretaria.

Para o servidor Marcos Antonio de Souza, da seção de Gestão de Indicadores e Estatística, o sistema agilizará o trabalho da secretaria. “Antes, quando fazíamos o relatório de qualquer indicador precisávamos mandar um documento para cada setor para que nos enviassem os dados. Com o sistema, a alimentação desses dados será automática e os relatórios, também. É possível saber se estamos cumprindo as metas e se temos indicadores atrasados”, concluiu.

Participaram do treinamento servidores das seguintes unidades: Precatório, Centro de Memória e Cultura, Escola Judicial, Diretoria de Orçamento e Finanças, Distribuição e Acórdão, Corregedoria, Almoxarifado, Serviço de Saúde, Informática, Serviços Gerais, Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística e Secretaria de Coordenação Administrativa. 

Ricardo Rezende de Oliveira é engenheiro civil, mestre em transportes e logística, consultor em gestão empresarial desde 2004, consultor e parceiro da STRATEC na implantação de softwares de gestão (SIGEST – Justiça do Trabalho).

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista responsável: Valquíria Santana

3 visualizações