Sessão solene marca comemorações dos 30 anos do TRT

quarta-feira, 5 de Junho de 2019 - 13:52
Redator (a)
Edvânia Kátia
Comemorar os 30 anos da nossa instituição é motivo de orgulho para todos nós

Uma sessão solene nesta quinta-feira (06), a partir das 9h, marca as comemorações dos 30 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). A solenidade acontece no Plenário do TRT, com homenagens prestadas às pessoas que se destacaram no decorrer da história da instituição, entre magistrados e servidores. Também haverá a exibição de um vídeo e o lançamento de um selo comemorativo.
A presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, convida para a cerimônia e lembra a importância da data para todos os que fazem a história da Justiça do Trabalho no Maranhão. Ela também destaca a cooperação durante todos esses anos. “Sem a cooperação de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, certamente, a Justiça do Trabalho da 16ª Região não conseguiria alcançar os resultados que colocam o nosso Tribunal em destaque no cenário nacional. Comemorar os 30 anos da nossa instituição é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.
No ano em que comemora seus 30 anos, o TRT-MA comemora o  primeiro lugar entre os tribunais de pequeno porte que mais homologaram acordos na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. No total, foram 582 acordos efetuados, na primeira e na segunda instância, o que gerou R$ 8.714.099,70 de valores pagos aos reclamantes. A semana aconteceu de 27 a 31 de maio em todo o país.
Dados da Secretaria da Corregedoria mostram que, desde sua instalação até dezembro de 2018, o TRT do Maranhão recebeu 704.758 processos trabalhistas e solucionou 686.931. Além disso, já foram pagos mais de 2 bilhões de reais aos reclamantes; mais de 173 milhões em contribuições previdenciárias, cerca de 29 milhões em custas processuais e 35 milhões em imposto de renda.

Atualmente a Corte do TRT-MA é composta por oito desembargadores. Além da presidente, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, e do vice-presidente e corregedor, desembargador Américo Bedê Freire, integram a Corte Trabalhista no Maranhão o ouvidor, desembargador José Evandro de Souza, a diretora da Escola Judicial, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, e a vice-diretora da Escola, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, o ouvidor substituto, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, e os desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior e James Magno Araújo Farias.

 


 

16 visualizações