Setembro Amarelo: Setor de Saúde e Gestão de Pessoas do TRT-MA promovem palestra sobre qualidade de vida e trabalho

terça-feira, 17 de Setembro de 2019 - 14:46

Após a palestra, o coordenador do Programa de Saúde Mental e médico do TRT-MA, Gustavo Rodrigues, vai mediar uma roda de conversa sobre hobby
O Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio do Programa Saúde Mental e em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas do TRT-MA, vai promover, na próxima sexta-feira (20), a palestra "O que realmente importa?: Reflexões sobre qualidade de vida e trabalho". A iniciativa está alinhada à Campanha Setembro Amarelo, que visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio. A palestra vai ocorrer no Auditório Juiz Ari Rocha, das 9h30 às 11h30. 
A atividade é voltada para magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do Tribunal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no portal da Escola Judicial
A psicóloga clínica Jhessica Monteiro irá ministrar a palestra. Com formação em terapias comportamentais de terceira geração, a profissional vai explicar o porquê das pessoas estarem perdendo a qualidade de vida, por meio de análises comportamentais sobre o desenvolvimento da depressão e ansiedade; os efeitos das novas tecnologias nesse processo; e como essas doenças afetam as relações de trabalho. A psicóloga vai abordar ainda as contribuições da terapia comportamental para uma vida significativa. 
O servidor da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do TRT-MA, Daniel Florentino, ressalta que problemas de saúde mental são um dos principais fatores de afastamento no trabalho e que deve-se dar atenção a isso. "No atual cenário, a gestão estratégica de pessoas deve atuar junto à organização para a promoção da qualidade de vida, se preocupando não somente com o bem-estar físico, mas também com o aspecto emocional dos trabalhadores", afirma. 
A chefe do Setor de Saúde do Tribunal, Marilda Amorim, destaca que o setor tem grande preocupação com a saúde mental dos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados e que, por isso, estão sempre atentos aos sinais de qualquer tipo de transtorno mental por meio da aplicação do Questionário Beck. "O questionário, que faz parte dos exames periódicos, é uma excelente ferramenta para detectarmos algum indício de doenças mentais e orientar o paciente para procurar ajuda de profissional especializada", explica Marilda. 
O questionário Beck, criado pelo psiquiatra norte-americano Aaron Beck, consiste em 21 itens de múltipla escolha que o paciente responde, a fim de se detectar sintomas, comportamentos e traços de personalidade associados a um ou vários transtornos mentais. Marilda chama atenção para que todos no Tribunal realizem seus exames periódicos e respondam ao questionário. "Ajude-nos a ajudá-los", pede a servidora.  
O Setor de Saúde quer saber sobre o seu hobby
Logo após a palestra, a partir das 11h, o médico do TRT-MA, Gustavo Rodrigues, irá mediar uma roda de conversa sobre hobbies. O momento será um espaço para que os presentes possam compartilhar sobre atividades que gostam de fazer, como foram iniciadas, que impacto têm em suas vidas e que tipo de relações sociais foram geradas a partir delas.
"Estamos no mês de prevenção ao suicídio e uma das maneiras mais poderosas de manter a mente sã é o envolvimento em atividades prazerosas ou ligadas ao seu propósito de vida", alerta Gustavo Rodrigues.
Se você quiser compartilhar sua história sobre os hobbies que pratica, basta entrar em contato com o Setor de Saúde pelo e-mail servsaude@trt16.jus.br ou pelos telefones (98) 2109 9382 / (98) 2109 9423. Sua experiência pode inspirar muita gente!
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

20 visualizações