Setembro Amarelo: TRT-16 promove ações de conscientização em alusão à campanha
Em adesão à campanha “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, o Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão) está promovendo diversas ações de conscientização. Uma delas é palestra “A família no contexto da dependência química: reflexões para prevenção ao suicídio”, que será ministrada pela terapeuta ocupacional Kamyla Iryhane Arrais Ribeiro Rocha Fortaleza. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (21/9), no horário das 10h às 11h, e está sendo promovido pelo Setor de Saúde, em parceria com a rede de plano de saúde Geap.
A palestra será realizada no auditório da Escola Judicial do TRT-16, localizado no 1º andar do prédio-sede, e é destinado a servidores e servidoras, magistrados e magistradas, terceirizados e terceirizadas, estagiários e estagiárias e o público externo. As inscrições poderão ser feitas através do portal da Ejud16, até o dia 20.
O objetivo da iniciativa é desenvolver uma reflexão e conscientização acerca do papel da família no auxílio e acompanhamento de cuidados com a saúde mental. Além disso, será uma oportunidade para compartilhar informações sobre como ajudar quem está necessitando dos cuidados e debater sobre o estigma relacionado às doenças mentais.
Kamyla Iryhane Arrais Ribeiro Rocha Fortaleza
Terapeuta ocupacional e coordenadora técnica do Instituto Rui Palhano e assessora técnica de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mestre em saúde materno infantil. Especialista em saúde mental, saúde pública, saúde da mulher, auditoria planejamento e gestão e saúde.
Iluminação nas fachadas
Além da palestra, o TRT-16 também iluminou na cor amarela as fachadas do prédio-sede e do Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas de São Luís. O objetivo é servir como forma de alerta, chamando atenção para a gravidade do problema.
Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) promovem a campanha de prevenção ao suicídio no âmbito nacional. Este ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. Segundo o site oficial da campanha, este ano o objetivo é destacar a importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Acesse o site da campanha para mais informações sobre o tema.