Sistema informatizado acompanhará execução de metas do planejamento estratégico
sexta-feira, 5 de Março de 2010 - 15:25
Redator (a)
Valquíria Santana
Desa. Márcia Andrea Farias disse que o Samjud trará dinamicidade ao planejamento estratégico
Akio Valente (Sefaz) apresentou o sistema informatizado aos gestores da JT-MA
Gestores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) conheceram, nesta sexta-feira (05), o Sistema de Acompanhamento de Metas do Judiciário (Samjud), que vai auxiliar na implementação do planejamento estratégico. O software, cedido pela Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão (Sefaz-MA) e adaptado à realidade do TRT, foi apresentado pelo auditor fiscal e gestor de Tecnologia da Receita Estadual, Akio Valente, durante evento no Centro de Treinamento do Tribunal, no bairro Areinha.
O sistema informatizado permite o acompanhamento das ações desenvolvidas por cada setor, o cumprimento de prazos e fornece relatório do plano operacional para o órgão gestor do planejamento estratégico. “Esse sistema é essencial. Trará dinamicidade ao planejamento”, afirmou a presidente do TRT, Márcia Andrea Farias da Silva, durante o encontro. A desembargadora destacou que o sistema é inédito no Brasil e foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da Receita Estadual. O programa já foi implantado no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ) e será cedido também ao Tribunal Regional Eleitoral no estado (TRE).
Márcia Andrea Farias disse que ao assumir a direção do Tribunal procurou imprimir uma nova forma de administrar, com foco no planejamento estratégico e em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ano, a Presidência do TRT começou a executar o planejamento estratégico, que vai orientar a atuação das unidades administrativas e judiciais da instituição nos próximos cinco anos. A desembargadora ressaltou que o planejamento tem o foco nas pessoas, nos recursos financeiros e recursos materiais. ”Para que a gestão estratégica dê certo precisamos que todos participem. Não adianta estabelecermos projetos e metas, se não tivermos como acompanhar a execução das ações”, acrescentou.
Akio Valente mostrou aos gestores do TRT e chefes de setores estratégicos do TRE-MA, que foram convidados para conhecer o Samjud, como funciona o sistema e as vantagens que o programa traz para o cumprimento de metas. “Tudo isso não funciona, se não houver pessoas e infraestrutura tecnológica. São vocês que melhor conhecem a instituição em que trabalham. A direção do TRT lançou o planejamento estratégico, mas precisa de todos os magistrados e servidores para atingir os objetivos estratégicos e as metas estabelecidas. O resultado será mérito de todos”, enfatizou Valente.
Segundo o auditor fiscal, as unidades administrativas e judiciais do TRT vão definir, a partir do planejamento estratégico da instituição, suas estratégias e desenvolver as ações. O sistema, que será alimentado pelas unidades, traz alerta sobre o cumprimento dos prazos, chamando a atenção de cada gestor para prazos vencidos ou a vencer. “Tudo é previsto antecipadamente, planejado e incluído no orçamento. O planejamento é um norte para a instituição”, destacou. Akio Valente afirmou que o planejamento estratégico ajudou a Sefaz a aumentar sua arrecadação.
Treinamento – a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, que exerce atividade administrativa em auxílio à Presidência do TRT-MA, na implantação, execução e acompanhamento do Planejamento Estratégico, disse que os gestores e servidores de setores estratégicos do Tribunal terão treinamento mais específico sobre o Samjud. Ela também destacou a importância da parceria entre a Justiça do Trabalho no estado e a Sefaz.